Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias anuncia reforma na Agespisa

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) revelou que será iniciada ainda em  2015 a elaboração de um plano de reforma na estrutura administrativa da Agespisa. A reestruturação da empresa faz parte do pacote emergencial anunciado pelo governador em cinco áreas essenciais do Estado, entre elas o abastecimento de água. As mudanças previstas deverão ser efetivadas de fato quando o superintende da Caixa Econômica de Alagoas, Herbert Buenos Aires, conseguir liberação legal para assumir a direção da empresa. Até lá, a Agespisa ficará sobre o comando do interino Raimundo Trigo que deverá ser sabatinado pela Assembleia Legislativa em fevereiro.

O ponto principal da reforma deve passar pela mudança no regime jurídico da empresa. A Agespisa que funciona atualmente como uma sociedade de economia mista poderá se transformar em uma autarquia. A mudança irá refletir diretamente na possibilidade  de no maior controle do Estado nas políticas de abastecimento de água implantadas. O serviço prestado pela Agespisa tem apresentado vários problemas e deixada alguns bairros de Teresina sem água.

Wellington Dias afirma que a solução para a crise no abastecimento de água do Estado é uma prioridade. “Essa é uma situação inaceitável que afeta todo o Estado, mas tem sido sentida de forma mais efetiva na capital Teresina”, disse. Ao ser questionado sobre a reforma na empresa o governador afirmou, “vamos fazer uma reforma na estrutura da Agespisa que está sendo estuda”, declarou.

A reforma da Agespisa deverá ser realizada com a contribuição da prefeitura de Teresina e fará parte da gestão compartilhada entre Estado e capital anunciada pelo governador e o prefeito Firmino Filho (PSDB). O tucano não indicou o nome do novo presidente da empresa, mas deverá ter técnicos da sua confiança na empresa entre eles o ex-prefeito de Teresina, Francisco Gerardo.

Firmino afirma que a Agespisa vem descumprindo o contrato com a prefeitura e poderá ser acionada na Justiça. “O município possui todos os mecanismos para acionar a Agespisa na Justiça diante desta situação no abastecimento de água, mas temos sido pacientes e esperamos que o governador Wellington Dias dê uma atenção especial a essa área”, disse.

Publicidade

 

Por: Lídia Brito (Jornal O Dia)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS