Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias assume hoje ministério e fala em reestruturar o Cadastro Único

Publicado

em

O senador eleito Wellington Dias (PT) assume na tarde desta segunda-feira (02) o Ministério do Desenvolvimento Social, recriado pelo presidente Lula. Na pasta, Wellington Dias comandará um orçamento de R$ 200 bilhões e assumirá a missão de reestruturar o Cadastro Único para Programas Sociais, o chamado CadÚnico. 

“É um orçamento de aproximadamente R$ 200 bilhões, voltado não só para a transferência de renda, mas para políticas para a família, no que é essencial para a pessoa humana”, explicou Wellington Dias sobre o ministério. 

Para auxiliá-lo, Wellington Dias nomeou uma equipe com perfil técnico e político. O ex-deputado e ex-secretário de Governo Osmar Júnior (PCdoB) foi o escolhido para ser o seu primeiro secretário executivo.  

Em entrevista ao portal Cidade Verde, Osmar Júnior falou sobre a ações prioritárias para a gestão no ministério. 

“É o trabalho mais importante do governo Lula, pois é a tarefa de cuidar dos pobres, que são sempre esquecidos. São duas tarefas imediatas. Uma é combater a fome, nesse momento têm pessoas que não comeram e nem tem perspectiva no primeiro dia do ano. Isso é uma tragédia. Combater a fome é emergencial. O segundo é reestruturar o Cadastro Único. O cadastro é a política mais importante para a política social”, explicou.

Publicidade

O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações para identificar famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

EQUIPE TÉCNICA 

Além de Osmar Júnior, Wellington Dias confirmou o também piauiense Ranniêr Ciríaco para o cargo de secretário executivo adjunto da pasta. 

Para a secretaria do Cadastro Único e gestão da informação, a petista anunciou Letícia Bartholo a socióloga e servidora pública federal. Já a secretaria Nacional de Renda e Cidadania ficará sob o comando de Eliane Aquino.

Lilian Rahal será a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Carlos Everton o secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica, André Quintão o secretário de Assistência Social e Laís Abramo a secretária Nacional de Cuidados e Família.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS