Connect with us

DESTAQUES

Wellington Dias propõe que restrições no Piauí sejam adotadas em todo o País

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) vai propor aos governadores do País que adotem medidas restritivas semelhantes às que determinou no Piauí para evitar o colapso na rede de Saúde e futura possibilidade de lockdown.

Wellington Dias terá reunião nesta quinta-feira (28) com os governadores e irá recomendar que os chefes dos poderes executivos estaduais limitem horário de funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings até o dia 21 de fevereiro. A ideia é reduzir a transmissão da Covid-19 no período de Carnaval em todos os estados. A proposta aos governadores é proibir qualquer atividade carnavalesca, além de adotar a Lei Seca e restringir o consumo de bebidas alcoólicas.

“Estamos em diálogo com os governadores do Nordeste e já com sete estados aderindo e quero ver se a gente faz por unanimidade, a partir do entendimento do Nordeste. Já dei conhecimento aos governadores do Brasil e vários governadores manifestaram a possibilidade de adotar daqui até o dia 21 de fevereiro medidas semelhantes que tem a vê com a Lei Seca, restrições de atividades que gerem aglomerações e a transmissibilidade elevada”.

Foto: Roberta Aline

A proposta do governador é adotar as restrições em âmbito nacional.

Publicidade

“Isso seria o meu sonho. A gente corta a transmissibilidade do vírus em todo o Brasil. Do mesmo jeito que acontece no estado, acontece no município, que leva pressão e termina desmantelando o planejamento do outro, ou seja, quando adoece muita gente em um lugar, ali vai gerar pedido de vagas de UTI, e quem se programou, quem se organizou paga por conta da desorganização do outro. O mesmo acontece dentro do País”, afirmou o governador, que preside o Consórcio Nordeste e coordena a articulação para a vacinação da Covid-19.

Apelos aos prefeitos

O governador voltou a afirmar que as novas restrições são para evitar um possível colapso na rede de Saúde. Ele disse que as medidas são para tentar frear a transmissão da Covid-19. Hoje em reunião ampliada do COE, as instituições aprovaram as medidas.

Na gravação, o governador faz um apelo para os prefeitos e gestores públicos para seguirem o decreto. Ele contou que em oito dias aumento bastante o número de casos da Covid no estado e a procura por leitos de UTIs. A taxa de ocupação chega a 75%.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS