Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias vai representar o Nordeste no Sínodo da Amazônia

Publicado

em

Autorizado pelo Consórcio Nordeste para representar a região, ao lado de governadores da Amazônia e de outros estados, Wellington Dias vai participar da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan Amazônica, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, evento que começou no dia 6 de outubro e será encerrado no dia 27.

Este ano, o Sínodo dos Bispos tem como temática o Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia e, no dia 28, haverá momento especial quando a comitiva será recebida pelo Papa Francisco, quando haverá oportunidade de tratar sobre os compromissos do Brasil a partir da representação desses estados.

“Queremos ouvi-lo e será oportunidade de, ao mesmo tempo, participarmos do Sínodo e demonstrar o nosso empenho para o cumprimento, por parte do Brasil, do Acordo de Paris para o meio ambiente com a representação do Congresso Nacional”, diz o governador.

O Piauí, segundo Wellington, é o 5º estado brasileiro com mais áreas naturais preservadas e possui ainda cinco grandes ecossistemas, como o Pré-Amazônia (do outro lado do Rio Parnaíba já é Amazônia Legal), cerrados, caatinga, que é a segunda maior área que contém os maiores parques de caatinga do Brasil, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara e Serra das Confusões – integrados; mata atlântica e semiárido”, disse Dias.

Ainda segundo o governador, o estado se destaca mundialmente como primeiro Estado/Província a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas e compromisso com Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

Publicidade

O governador declara que há preocupação com a preservação ambiental. O Piauí tem 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória pelo setor público e ainda há o programa Ativos Verdes.

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS