Connect with us

POLÍTICA

Wilson Martins lidera disputa pelo Senado em nova pesquisa; veja números

Publicado

em

O ex-governador Wilson Martins (PSB) está liderando a disputa por uma vaga pelo Senado com 39,14% das intenções de voto estimuladas, apontou pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, entre os dias 11 a 15 de abril.

A pesquisa do Instituto Amostragem revelou que o senador João Vicente Claudino (PTB), candidato à reeleição, tem 30,96% das intenções de voto estimuladas. Já o pré-candidato do SDD (Solidariedade) ao Senado, José Maia Filho, o Mainha, tem 9,5% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores que disseram que irão anular seus votos ou votar em branco somam 13,1% e os que não sabem ou não quiseram opinar sobre quem irão votar para senador são 7,3%.

A pesquisa entrevistou 1.137 eleitores em 43 municípios distribuídos nas 15 microrregiões homogêneas do Piauí. A margem de erro para este tamanho de amostra é de 2,85% para mais ou para menos.

A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo de número PI-00031/2014.

Publicidade

Rejeição
Mainha é o pré-candidato ao Senado com maior índice de rejeição dos eleitores  piauienses, com 37,91%. Em seguida aparecem João Vicente Claudino, com 31,4% de rejeição, e o ex-governador Wilson Martins, com 24,89%.

A pesquisa do Instituto Amostragem aponta que 7,65% dos eleitores não sabem ou não querem opinar sobre a rejeição a candidatos e 6,33% dos eleitores disseram que querem votar nulo ou em branco, e 6,86% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos.

O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor universitário João Batista Teles, explica que a soma dos percentuais de rejeição aos candidatos ao Senado no Piauí totaliza mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um nome.

Espontânea

Na pesquisa, quando o entrevistador não mostra os nomes dos candidatos envolvidos na disputa ao eleitor, o ex-governador Wilson Martins tem 9,85% das intenções de voto para o Senado. João Vicente Claudino tem 4,75% e Mainha tem 0,44%.

Publicidade

O senador Wellington Dias (PT) também foi lembrado por 1,76% dos eleitores; o ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC), é lembrado por 1,67% dos eleitores para o cargo; e, o deputado federal Hugo Napoleão (PSD) é lembrado espontaneamente por 1,14% dos eleitores.

Nomes lembrados espontaneamente para o Senado Ciro Nogueira, Marcelo Castro, Heráclito Fortes, Freitas Neto, Dilma Rousseff e Robert Rios pontuaram com menos de 1%.

Regiões
Em relação às microrregiões, Wilson Martins atinge seu pico na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, com 73,33% das intenções de voto estimuladas, enquanto tem o menor apoio na microrregião do Alto Médio Gurgueia, com 19,35% das intenções de voto.

João Vicente Claudino atinge seu pico na microrregião do Litoral Piauiense, com 45,37% das intenções de voto estimuladas, enquanto tem o menor apoio na microrregião das Chapadas Extremo Sul, com 10% das intenções de voto estimuladas.

Mainha atinge seu pico na microrregião de Teresina, com 13,68% das intenções de voto estimuladas, enquanto tem o menor apoio nas microrregiões do Alto Parnaíba Piauiense, de Bertolínia e de Pio IX, onde não pontuou.

Publicidade

Na microrregião de Teresina, Wilson Martins tem 38,30% das intenções estimuladas de voto e João Vicente Claudino, 24,01% das intenções estimuladas de votos.

Facebook

MAIS ACESSADAS