Cientistas descobrem que planta comum no Piauí pode causar a morte
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 03/09/15

Cientistas descobrem que planta comum no Piauí pode causar a morte

Uma das plantas mais comuns nas residências piauienses, a famosa “Comigo-ninguém-pode” ou “Aningá-do-Pará”, como é conhecida popularmente, foi alvo do estudo de cientistas do Departamento de Ciências em Plantas de Oxford (EUA). O resultado dos trabalhos desenvolvidos com amostras da planta revelaram que a mesma possui substâncias que podem causar a morte do indivíduo.

De acordo com reportagem veiculada pelo site UOL, a “comigo-ninguém-pode” possui oxalato de cálcio em sua estrutura, um composto venenoso que que devemos tomar muita cautela, evitando o contato com olhos e boca.

(Foto: UOL)

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia, o contato com as toxinas da planta pode se dar de três formas: pelos olhos, boca e pele.

Os efeitos colaterais, em humanos e animais domésticos, podem se manifestar nos olhos como dores acentuadas, fotofobia, conjuntivites e lesões na córnea – na boca como dores instantâneas, salivação, edemas na língua, úlcera, vômitos e diarreia – e na pele como dermatites, queimaduras graves e até mesmo o surgimento de bolhas.

Ainda mais grave, no caso de ingestão, ocorre obstrução do sistema respiratório e umas das seguintes reações é o bloqueio da laringe, o que pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo a morte.

UOL

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Ex-prefeito Arinaldo Leal reúne amigos e correligionários para comemorar carnaval em Vila Nova; veja fotos

Durante todo o dia, deste domingo (26), o ex-prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Antonio Leal reuniu amigos, familiares e correligionários para comemorar o carnaval de 2017. Junto com

Sem categoria

Conheça e saiba como usar o app que acha Wi-Fi grátis em todos os lugares

O WifiMapper é um aplicativo que mostra redes Wi-Fi sem senha perto do local onde você está. Disponível para os usuários de iPhone, a ferramenta mostra no mapa as redes de

Sem categoria

Ex-vice-prefeito São Julião pede prisão domiciliar

O ex-vice prefeito de São Julião, José Francimar Pereira, preso há mais de dois anos, pronunciado pela Justiça acusado de ser o mandante do assassinato do ex-vereador Emídio Reis ingressou,