Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém do PI realiza mais uma distribuição da merenda escolar para alunos da Rede Municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou mais uma vez,  nesta quinta-feira, 02, de julho, a distribuição de kits da merenda escolar aos alunos  matriculados na Rede Municipal de Ensino. Além, das atividades pedagógicas impressas dos estudantes.

Para realizar a entrega sem promover a aglomeração de pessoas, a Secretaria Municipal de Educação montou um cronograma, e adotou todas as medidas de proteção. Para as quatro unidades escolares situadas na sede, a entrega aconteceu, ontem, na Quadra Poliesportiva. Nesta sexta-feira, 03, a  distribuição está sendo realizada nas cinco escolas situadas na zona rural.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, falou sobre a iniciativa.  “Nosso  intuito é de garantir a merenda escolar aos alunos da rede municipal,  durante o período de suspensão das aulas das escolas municipais, devido a pandemia. Essa é a entrega do terceiro mês, da merenda escolar, que estão sendo realizadas pelo município, onde  em junho fizemos  a entrega referente a abril e maio, bem como, essa de julho, é relacionada  ao mês de junho”, explicou.

Os itens dos kits de alimentação escolar foram formados obedecendo os critérios do cardápio do PNAE, com a participação da nutricionista do município, Jailma Cecília, onde foram inseridos  alimentos como  arroz, biscoito, massa de milho, banana, mamão, macaxeira e carne moída.

Jailma à direita de blusa florada

“Estamos realizando mais uma entrega de kits da alimentação escolar, e dessa vez incluímos alimentos da agricultura familiar, que é onde estão as fontes de vitaminas, objetivando que mesmo  em casa, o aluno  possa ter todo aporte energético e nutricional, que tem na merenda ofertada na escola, tendo vista, que sabemos da carência de muitas famílias, que não tem acesso a determinados alimentos, e assim com a entrega dos  kits,  dessa forma,  matemos essa alimentação saudável do aluno  em casa também’, explicou.

Publicidade

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE, participou ativamente da ação, desde a aquisição dos gêneros alimentícios, até a sua entrega aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Ana Célia presidente do CAE, destacou a importância de garantir a merenda escola. “Sabemos que muitas famílias contam com esse apoio alimentar na escola, porque alguns atravessam dificuldades, e no período de pandemia com a suspensão das aulas, a gente  ficou apreensivo, com a situação nutricional dessas crianças, por isso, o CAE está acompanhando  desde a aquisição  até a distribuição desses alimentos, e estamos muito atento a essa questão, e também muito felizes, porque já é o terceiro mês que os alunos estão recebendo os alimentos, fruto de um trabalho  realizado em conjunto, que está dando certo, pois as famílias estão recebendo esses gêneros alimentícios e as  crianças tendo  essa alimentação  saudável”, disse.

A dona de casa, Aline Gislane de Sousa Bezerra, mãe de um aluno da educação infantil, disse que a ação é louvável.  “Muito importante, tem  criança, que depende dessa merenda escolar, muitos precisam, por isso, a iniciativa da Educação é louvável, porque mesmo sendo um direito do aluno, muitos lugares por ai, não fizeram essa entrega, e com certeza existe a  necessidade”, frisou.

Assis de Sousa Silva, de 51 anos, pai de  dois alunos matriculados da rede municipal, aprova a distribuição dos kits. ” Eu acho certo que alunos recebam a merenda mesmo estando em casa, é uma ajuda importante, além do que eles estão estudando em casa pela internet, então está servido muito”, disse.

Sobre as retomada das aulas presenciais, Cláudia,  explicou que município já elaborou um plano,  mas que  não há nenhuma previsão de data de retorno das atividades pedagógicas presenciais. E também, esclareceu que as aulas remotas, estão dando certo.  “Nossos docentes  estão seguindo o mesmo  horário das  aulas presencias, e estamos tendo um retorno positivo das aulas virtuais,  claro que não é 100%, mas os resultados tem sido bem favoráveis,  inclusive, quero agradecer aos nossos professores pelo empenho,  e aos pais que na maioria estão fazendo o acompanhamento de seus filhos” ressaltou.

Publicidade

A gestora da pasta,  finalizou agradecendo toda a equipe de funcionários da Secretaria de Educação, que tem colaborado com todo o  trabalho de distribuição da merenda  escolar e do material impresso dos alunos, bem como em tudo que tem  sido realizado pela pasta.

Serão entregues 865 hits, com base no Decreto Municipal nº 215/2020, datado de 29 de maio, assinado pelo prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, que leva em consideração a vulnerabilidade social das crianças matriculadas na rede municipal de ensino e a preocupação em minimizar os impactos da ausência temporária de merenda escolar, diante da suspensão das atividades escolares de forma presencial, e que, para uma parcela dos alunos a merenda escolar é uma refeição essencial.

 

 

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS