Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação de Vila Nova promove palestra sobre volta à rotina escolar pós-pandemia

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Vila Nova do Piauí, reuniu pais e responsáveis de alunos e a equipe docente das escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva, durante esta terça-feira (15) para participarem de uma palestra sobre a volta à rotina escolar pós-pandemia para famílias.

A palestrante, psicóloga Débora de Sá e Silva Bezerra, ministrou em dois momentos. Pela manhã, o evento teve como público-alvo famílias de alunos que estudam na Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima e na creche “Professor Osvaldo”. À tarde, aconteceu na Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, reunindo pais e responsáveis tanto da referida escola quanto da creche Plágia de França, no povoado São João Batista, situado na zona rural.

A psicóloga com pós-graduação em psicopedagogia e educação especial, em entrevista, reforçou que é importante a parceria e união entre famílias e professores.

“Graças a Deus agora estamos voltando. Essa união é de extrema importância para que possa acontecer da melhor forma possível para todo mundo e principalmente para os alunos que estão com mais de dois anos de forma remota, que, querendo ou não, existe uma grande perda”, disse.

A psicóloga logo após a palestra fez uma avaliação do engajamento dos participantes. “Acredito que eu tenha conseguido repassar e eles absorveram porque eles estavam muito atentos. São desafios que vamos ter que enfrentar por causa da responsabilidade que [pais] devem ter com a escola e com os filhos”, concluiu Débora.

Ana Célia é mãe de aluno da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima. Ela destacou que as informações repassadas deram mais segurança.

“Foi muito bom esse primeiro momento na escola. Foi uma palestra muito esclarecedora. A gente fica mais segura em mandar nossos filhos e também saber como está sendo o desenvolvimento dele na escola”.

Para ela, a volta às aulas é um misto de preocupação ao mesmo tempo sabendo da necessidade e importância porque a perda foi muito grande esses dois anos sem aula.

A secretária de Educação de Vila Nova, Antônia Maria, destacou que a palestra foi pensada para as famílias se sentirem seguras, abraçadas e acolhidas, por conta do medo e receio para esse retorno.

Publicidade

“É um desafio muito grande retornarmos às nossas atividades 100% presenciais. Nos reunimos com as famílias porque sabemos da importância da parceria entre escola e família e que há esse medo por conta da pandemia que ainda não passou. O vírus está ai, mas a gente não pode parar com as atividades, principalmente porque crianças e adolescentes precisam desse contato, da socialização”, pontuou.

A secretária reforçou que para a volta às aulas a equipe docente está com todo empenho e garra, e a acima de tudo a preocupação em manter as escolas em dia usando todas as medidas sanitárias com o objetivo de evitar qualquer contaminação. “Estamos fazendo de tudo para ter uma educação saudável entre escola e família”, concluiu Antônia Maria.

Nas reuniões, o nutricionista José Filho, falou sobre os cardápio da merenda escolar e houve também a participação da coordenadora da Educação Especial que falou sobre a sala multifuncional.

O ano letivo em Vila Nova iniciou no dia 03 de março, com retorno 100% presencial em toda Rede Municipal de Ensino depois de quase dois anos de ensino remoto e híbrido.

Fotos das palestras

ESCOLA ZACARIAS MANOEL DA SILVA

Facebook

MAIS ACESSADAS