Connect with us

Belém do Piauí

Escolas de Belém do PI desenvolvem projeto ‘Verde Amarelo’ pela valorização da vida e inclusão de pessoas com deficiências

Publicado

em

“Agir para salvar vidas, reduzir barreiras e paradigmas sobre as pessoas com deficiências”. Esse é tema da projeto ‘Verde Amarelo’, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Belém do Piauí, através das escolas da rede de ensino, Monte Sinai e José de Moura Leal.

O projeto é voltado para Campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a valorização da vida, e para o Setembro Verde, campanha que reflete sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, refente ao Dia Nacional dos Surdos, cujo o objetivo é promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.

O projeto tem como objetivos abrir dialogar com jovens sobre as temáticas, conscientizar sobre a importância de procurar ajuda para os problemas psicológicos, refletir a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiências na sociedade, dentre outros.

O projeto foi trabalhado no decorrer da semana em sala de aula com os alunos das referidas escolas e nos dias 29 e 30 de setembro, aconteceu a culminância das atividades com a realização de palestras e apresentações, que aconteceram no auditório da escola Monte Sinai.

As palestras foram ministradas durante os dois dias nos turnos manhã e tarde, conduzidas pela psicóloga Leyse Barroso e pela professora Cíntia Dias, que abordaram a temática de forma dinâmica e reflexiva.

Na manhã desta quinta-feira(30), foram realizadas além da palestra, ministrada professora Cíntia, apresentações conduzidas pelas alunos de 7º, 8º e 9º ano, que chamaram atenção sobre a importância de valorização da vida, através de apresentações, coreografias e poema.

Na ocasião, a professora Cíntia desenvolveu com os alunos, a dinâmica da flor, onde os participantes recebiam a rosa que contia mensagens de otimismo e afeto, e escolhia uma pessoa para entregar.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, destacou a importância de trabalhar as temáticas, quando parabenizou as escolas pela iniciativa. “É de grande relevância trabalhar essas temáticas para promover uma conscientização sobre essas causas tão necessárias e urgentes em nossa sociedade, que é a valorização da vida e a inclusão de pessoas com deficiências, então quero parabenizar a todos os profissionais e alunos envolvidos, pela iniciativa de trabalhar essas campanhas no ambiente escolar”, disse.

A metodologia do projeto foi desenvolvida através de leitura de textos, vídeos, slides, panfletos, entrevistas e palestras.

Veja imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS