Estado do Piauí criará 1.200 vagas no sistema prisional
Publicado por: | Data: 30/03/17
Comments 0

Estado do Piauí criará 1.200 vagas no sistema prisional

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), está investindo na ampliação e construção de presídios, aumentando, com isso, a capacidade do sistema prisional piauiense.

Nesta semana, a Secretaria da Justiça lançou edital para realização do processo licitatório de conclusão da Central de Triagem de Teresina, prédio anexo à Casa de Custódia, que abrirá 160 vagas no sistema penitenciário estadual.

A Sejus prevê, para este semestre, a inauguração da Casa de Detenção Provisória de Campo Maior, com mais 160 vagas, e está em andamento a construção da Cadeia Pública de Altos, com capacidade de 600 vagas.

Outra obra importante é a reforma e ampliação da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, com a construção de 12 novas celas, o que abrirá mais 70 vagas na unidade prisional, chegando, portanto, a 214 no total.

A cidade de Oeiras também ganhará uma nova penitenciária, cuja construção

Reforma e ampliação da Casa de Custódia( Foto: Divulgação)

já foi autorizada pelo governador Wellington Dias. O presídio terá, depois de construído, capacidade de abrigar 204 presos. O terreno para a obra já foi doado pela prefeitura do município.

“São obras que vão modernizar o sistema prisional do Piauí, dando condições de reduzir a superlotação, com reflexos positivos na execução das políticas de segurança e ressocialização”, analisa o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira.

Ao todo, com a construção das novas penitenciárias e ampliação de outras, serão 1.194 novas vagas abertas no sistema penitenciário do Piauí. O Governo do Estado já havia inaugurado, em 2015, a Casa de Detenção de Altos, com 140 vagas.

Presídios são reformados

Além da construção de novas unidades penais, a Secretaria da Justiça está executando a reforma dos presídios estaduais. É o caso da Casa de Custódia de Teresina, penitenciárias de Picos, Esperantina e Irmão.

Reforma e ampliação da Casa de Custódia( Foto: Divulgação)

A reforma na Casa de Custódia, assim como a da Penitenciária Mista de Parnaíba, já foi concluída. Em Picos e Irmão Guido, as obras estão em andamento.

No caso da Penitenciaria Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, a Sejus lançou edital para seleção de empresa para realização reforma geral na unidade, incluindo a construção da Casa de vistoria.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

HUT realiza quase 700 cirurgias ortopédicas por mês; 50% vítimas de acidentes

Apenas no primeiro semestre deste ano o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 3.969 cirurgias ortopédicas, quase 700 por mês. No topo da lista das cirurgias mais realizadas

GERAL

Sancionada lei que permite reeleição de conselheiros tutelares

Já está em vigor a Lei 13.82, de 2019, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a reeleição de conselheiros tutelares para vários mandatos. Antes da

MUNICÍPIOS

Carnaval do Idoso é comemorado em Picos nesta quinta (28)

Para manter a tradição, aconteceu na noite desta quinta-feira (28), das 19h à 22h, no Rotary clube, mais um Carnaval do Idoso, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Picos.