Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Famílias denunciam violência policial durante desocupação de terreno no Piauí

Publicado

em

Famílias denunciaram violência policial durante desocupação de um terreno no bairro Ininga, Zona Leste de Teresina, nesta quarta-feira (28). Segundo os moradores, uma casa foi demolida e um idoso foi agredido durante a ação.

A ocupação existe há aproximadamente duas semanas e conta com mais de 20 famílias. Nas imagens feitas pelos moradores é possível observar um trator demolindo parte de uma casa, enquanto populares e policiais discutiam. Em outro momento, policiais disparam balas de borracha para dispersar a população.

Ao G1, o Comando Geral da Polícia Militar do Piauí informou que a operação não teve nenhuma participação direta da PMPI, com a presença da Coordenadoria de Direitos Humanos e Gerenciamento de Crises (CGCDH), assim como também não existe ordem de serviço programando essa operação.

“Preliminarmente, é possível observar que se tratam de agentes da Guarda Civil Municipal e Policiais Militares lotados na Prefeitura de Teresina. As imagens serão encaminhadas à Corregedoria para análise mais aprofundada”, disse a Diretoria de Comunicação PM-PI.

O superintendente James Guerra, da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Leste (SAAD Leste), informou que a situação trata-se da ocupação irregular de um terreno da Prefeitura de Teresina. Ele reforçou que as ações de despejo vão continuar até a retirada das famílias.

Publicidade
Desocupação de terreno na Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução

Desocupação de terreno na Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução

De acordo com o ajudante de pedreiro Jonh Hermeson Victor, não é a primeira vez que os policiais vão até o local e ameaçaram os moradores.

“Das últimas duas vezes que eles chegaram aqui 5 horas da manhã para pegar todo mundo dormindo. Atiraram para intimidar os moradores e as crianças ficaram apavoradas. Eles chegaram, não mostraram pra gente nenhuma ordem de despejo, apenas nos mandaram sair. Somos todas famílias humildes”, declarou o ajudante de pedreiro.

Confira na íntegra a nota da PM

Em relação às imagens apresentadas, a Polícia Militar esclarece:

1. Que a PMPI possui a Coordenadoria de Direitos Humanos e Gerenciamento de Crises – CGCDH que atua em situações de reintegração de posse e manifestações, entre outros;

2. Que a operação acima não teve nenhuma participação direta da PMPI, com a presença da CGCDH, nem existe nenhuma ordem de serviço programando essa operação;

Publicidade

3. Preliminarmente, é possível observar que se tratam de agentes da Guarda Civil Municipal e Policiais Militares lotados na prefeitura de Teresina;

3. As imagens serão encaminhadas à Corregedoria para análise mais aprofundada.

Diretoria de Comunicação PMPI

*Estagiária sob supervisão de Catarina Costa.

G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS