Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS | Secretaria de educação promove festival de quadrilhas das escolas municipais

Publicado

em

Com o objetivo de promover entretenimento, interação, valorização e resgate da cultura popular nordestina, a Prefeitura Municipal de Fronteiras, através da Secretaria de Educação, realizou na noite de São João (23) o Festival de Quadrilhas das Escolas Municipais, edição 2018.

O tema do festival de quadrilhas desse ano foi “Revivendo nossas tradições” e foi coordenado pela Equipe Intersetorial do Selo Unicef (2017-2020), onde motivou as escolas a participarem juntos com a população do município, na praça central pública em frente ao Mercado.

Participaram do Festival de Quadrilhas Juninas, as equipes representativas de Escolas da Rede Municipal, quadrilhas representantes de bairros, povoados e distritos do município, onde realizaram suas inscrições de acordo com os itens do regulamento que foi disponibilizado.

Todos os grupos participantes que não eram da rede municipal de ensino permaneceram sujeitos apenas em nível de participação, com o intuito de divulgarem seu grupo e a cultura local para o evento. Com isso a disputa pelo festival de quadrilhas foi sujeita a ser realizada apenas entre as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Cada Quadrilha Junina deveria se inscrever com o mínimo de 12 (doze) casais, não havendo limite máximo de participantes, sendo obrigatório cada grupo de quadrilha apresentar: UM CASAL DE NOIVOS, UMA RAINHA, UM CASAMENTO (este podendo ser em forma de teatro com falas ou teatro mudo), UM MARCADOR, (este podendo ser um próprio membro da quadrilha ou pessoa externa da mesma), UM TEMA.

Publicidade

Durante as apresentações, a Comissão Julgadora avaliou as 11 categorias exibidas pelo festival e premiou as escolas participantes com os seguintes itens e troféus: Quadrilha mais animada, Melhor coreografia, Quadrilha mais original, Quadrilha mais criativa, Melhor temática, Melhor conjunto, Quadrilha mais simpática, Melhor casamento, Melhor marcador, Melhor casal de noivos e Melhor rainha.

Participaram do evento a quadrilha Junina da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, com o tema: “Na dor do não, há sempre um sim para amar”. A quadrilha Junina Estrela do Sertão da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, com o tema: “Retomando a nossa cultura homenageando Luiz Gonzaga”. A quadrilha Junina Xique-Xique da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, com o tema: Viemos dançar São João, resgatando nossa tradição”.

O destaque principal foi para a quadrilha Junina Xique-Xique como a mais bem premiada do Festival nesta Edição, seguida da Quadrilha Estrela do Sertão e da Junina UEHJR. Além dessas; também se apresentarão no Festival a quadrilha Mirim da Educação Infantil, como também a quadrilha Junina Chapéu de Palha, todas do município de Fronteiras.

Para o Articulador do Selo UNICEF (2017-2020) Matheus Sousa um dos organizadores do evento: “Foi gratificante ver jovens se preocupando com o futuro da nossa cultura e com a memória de nosso povo, o nosso maior patrimônio, com a natureza, enfim. E o mais importante, nos ensinando a termos orgulho de nossas raízes, cores, sabores, crenças, nos mostrando que o único e tenaz caminho é assumir, disseminar e manter cada vez mais nossas origens, para que só assim o mundo nos relacionem com respeito e admiração”, frisou Matheus Sousa

A Prefeita Municipal Maria José junto a Secretaria de Educação Verônica, parabenizam todos os grupos participantes do evento, de acordo com elas, foi um marco lindo para a história cultural do município, e parabenizam ainda todos os diretores, professores, pais ou responsáveis dos alunos, comunidade escolar, coreógrafos e demais agregados por toda a dedicação, empenho e entusiasmo para promover uma festa junina linda e cheia de animação.

Veja todas as fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS