Connect with us

Jaicós

“Jaicós Cultural” destaca trabalho de artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc

Publicado

em

Diversos talentos jaicoenses tiveram espaço de destaque na noite desta terça-feira, 19 de outubro, durante o evento “Jaicós Cultural”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

O festival de cultura aconteceu na avenida principal da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, contando com a participação de artistas e representantes de espaços culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc.

A noite cultural contou com poesia, capoeira, dança, música, diversão interativa, artesanato, literatura, produção rural e patrimônio imaterial, representado pela umbanda.

A programação foi aberta com uma apresentação de capoeira, com integrantes do grupo Cordão de Ouro, coordenado pela Mestra Mazé. Em seguida veio a dança, demonstrada ao público presente pelo grupo Icós e as bailarinas Amanda Costa, Geovânia Carvalho e Gislayne Carvalho.

Quem também abrilhantou a noite foram os poetas Paulo Pereira, Wanderson Wangley e a poetisa Hosana Arlinda, “A Flor do Semiárido”, que declamaram versos de sua autoria.

A tradição junina também fez parte do “Jaicós Cultural”, através de uma apresentação feita por integrantes da quadrilha Chamego Bom. Após a junina, iniciaram as apresentações musicais, que animaram ainda mais a noite.

No palco, demonstraram seu talento os violeiros Genivaldo Sousa e Luís costa, os cantores Calisto, Irmão Francisco, Jonas Marcelo, Marcos, Firmo Neto, Chiquinho do Acordeom, Zé Matias, João, Orlando Estourado, Layane Show, e as bandas Pisa e Desorder HC.

O evento cultural contou também com exposições de crochê (Domingas), Umbanda (Fernando), Cultura Popular Material e Imaterial (Zé Acelino), Literatura (Hosana Arlinda) e diversão interativa (Borgim).

Ao Cidades na Net, a secretária de Cultura, Alessandra Leal, disse que a Lei Aldir Blanc foi de suma importância para a área. “A Lei Aldir Blanc foi um marco na política pública da cultura do Brasil. Quando iniciou a pandemia o setor cultural foi o primeiro a parar e mais prejudicado, então essa lei veio ajudar os artistas em geral. Foi muito trabalho para chegar até aqui, noites de sono perdidas, mas o sentimento agora é de dever cumprindo, pois hoje se dá a conclusão das atividades da lei”.

Ela também destacou a alegria pelos artistas que foram contemplados no município. “Estamos felizes, pois conseguimos mapear 37 artistas no nosso município e 33 foram contemplados pela lei, os outros infelizmente não compareceram no período dos editais. E sou muito agradecida ao prefeito Neném de Edite, que foi o primeiro a dizer ‘não vamos deixar ninguém de fora’, e assim foi feito. Então, nós da secretaria de Cultura estamos muito felizes. Tudo ocorreu de forma legalizada, transparente, por isso nosso sentimento é de gratidão, principalmente por vermos o quanto os artistas foram ajudados através da Aldir Blanc “.

A gestora porém, disse que é preciso que a população apoie mais os artistas da cidade. “A Secretaria de Cultura está buscando dá oportunidades aos artistas, mas a comunidade está deixando a desejar, porque em um evento de grande importância como esse, com 33 artistas contemplados pela lei, sentimos a falta do público, da comunidade. O apoio à cultura não deve vir só do poder público, mas do geral, precisa que a população abrace cada um desses nossos talentos” concluiu.

Além da secretária, também estiveram no evento, o vice-prefeito Weslly Bispo, o presidente da Câmara Municipal, João Bosco Lima, o Bosquinho, as vereadoras Dalvenisa Nascimento (Mocinha), Francisca de Paiva (Francisca de Manin), os coordenadores da Cultura, Beatriz Reis e Douglas Manoel.

Veja todas as fotos do evento:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS