Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Jornada Pedagógica abre o ano letivo em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação  realizou na noite desta terça-feira, 16 de fevereiro, a abertura da Jornada Pedagógica, que visa orientar o trabalho pedagógico dos professores  com foco no desenvolvimento de competências e melhorias na qualidade de ensino e aprendizagem.

O evento de acolhida, que reuniu professores, coordenadores e gestores escolares, aconteceu na quadra de esportes,  e abriu o ano letivo de 2021 da Rede Municipal de Ensino.

Na abertura, o prefeito de Caldeirão Grande, Filipe Gonçalves, e a secretária de Educação, Damiana Irene, se pronunciaram, quando deram as boas vindas aos profissionais de educação.

O momento foi marcado pela palestra do renomado professor Dyego Feitosa, que discorreu sobre o tema “(Des)aprender para ensinar. A construção do sentido do fazer docente”.

Dyego destacou que a escola precisa fazer sentido.  “A escola é um emprego do professor, mas ela é uma instituição humana, e além das discussões didáticas e pedagógicas, a gente precisa acolher os sentimentos tantos dos alunos, das famílias e dos profissionais, e dentro contexto 2020, com retomada das aulas 2021, isso é urgência ainda maior. Como está o sentimento do professor não somente no sentido do conteúdo, mas como vai encarar esse desafio do ensino com a retomada do híbrido e remoto. Então, a nossa fala é nesse sentido de tentar mostrar para o educando, que ele não perca a visão de que, também é gente, e que o grande trufo da escola é esse lado humano que ele tem, e, é isso que pode fazer a grande diferença, pois acredito numa escola que cura enquanto ensina, que vê sentido no que faz”, disse.

Em entrevista, Filipe Gonçalves, falou sobre importância da formação pedagógica. “A realização da jornada pedagógica, com esse primeiro momento, é em prol de valorizar e de acolher o professor, bem como, de capacitar mais nossos profissionais de educação, para que mesmo em meio a pandemia,  possamos ter um ano letivo seguro e de aprendizagem”, disse.

Publicidade

“Tudo é um desafio, é o novo normal, onde temos que nos adaptarmos a essa realidade que é ensinar pelo formato remoto e híbrido, então será uma formação, marcada pelo diálogo, definição de metas e momento de rever os planos pedagógicos, a fim de alcançar resultados satisfatórios e garantir o direito de aprendizagem de todos os estudantes, onde acredito na capacidade de nossos profissionais, e que eles farão um bom trabalho a frente das escolas”, destacou o prefeito.

O gestor finalizou ressaltando que os professores podem contar com o Poder Executivo.  “É uma classe a qual tenho muita admiração e respeito, então dizer que estamos abertos ao diálogo e podem contar conosco no que for necessário, para que  assim possamos desenvolver uma educação de qualidade”, pontuou.

A secretária de Educação, Damiana Irene, falou sobre a palestra e seu impacto positivo sobre os professores. “O professor Dyego fala em duas vertentes, tanto na questão pedagógica, no (Des)aprender para aprender, e de  como ele trata a questão emocional, a valorização do eu. Porque eu não consigo ser um bom profissional se não me reconheço nas minhas limitações ou nas minhas fragilidades e qualidades, então ele faz essa reflexão do eu, do pessoal, para poder você se ver como um bom profissional”, frisou.

Sobre o ano letivo, a gestora informou que será trabalhado o sistema híbrido de ensino. “Estamos nos organizando para este retorno acontecer  a partir do dia 1 de março, onde vamos trabalhar com o ensino híbrido, porque estamos tranquilos em relação a números de casos no município, mas se os casos virem a avançar, nós teremos a responsabilidade de frear essas aulas e buscar outra metodologia de ensino” explicou.

Ela informou ainda que está acontecendo as reuniões com os pais dos alunos, para assinar o termo de compromisso, autorizando ou não o retorno da criança a escola. Segundo ela, os pais podem não autorizar o retorno da criança a escola de duas formas, se apresentar comorbidades ou se os pais não se sentirem confortáveis com retorno do filho a escola, onde nesse caso será trabalhando o ensino remoto.

Publicidade

A secretária disse que as escolas estão sendo todas adaptadas para o retorno dos alunos, por meio do sistema híbrido de ensino, onde está sendo cuidado de toda a parte sanitária das escolas para que os alunos  e professores sejam acolhidos com muita tranquilidade, e minimizando os riscos.

Damiana destacou que  uma das prioridades, é  trabalhar com os alunos a questão sócio emocional, a qual uma psicóloga já foi contrata para dar o suporte necessário.

Ela disse, também, que a decisão de retorno as salas de aulas, pelo sistema híbrido, foi tomada em conformidade com outros setores, onde foi dialogado com a Diretoria do  Sindicato, com o Conselho Municipal de Educação, a Vigilância  Sanitária e outros.

Em preparação para o ano letivo, já foram realizadas outras atividades, como reunião com os pais e acolhida ao pessoal de serviços gerais e administrativo.

A jornada segue com a formação da plataforma de apoio e aprendizagem, acolhimento psicológico de professores e planejamento pedagógico, que acontecem de 22 a 26 de fevereiro.

Publicidade

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS