Connect with us

MUNICÍPIOS

JULHO VERDE | Saúde de Vila Nova realiza exames de prevenção ao câncer de tireoide

Publicado

em

O mês de julho é voltado para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, sendo intitulado de Julho Verde. Com isso, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria de Saúde realizou no último sábado (17), uma ação alusiva a esta campanha na UBAS Wilson Martins Filho (SEDE).

A ação consistia na realização de exames de ultrassonagrafia de tireoide feitos pelo médico Dr. Ryan Andrade que atua na região de Araripina. A ação beneficiava pessoas de 40 a 65 anos.

O Câncer de tireoide é mais comum da região da cabeça e pescoço, sendo mais diagnosticado em mulheres. Os principais sintomas são: presença de um nódulo na tireoide, glândula que fica localizada na região anterior baixa ao pescoço, que nem sempre possa ser câncer; nódulos que apresentam crescimento rápido; nódulos tireoidiano, associado à linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e à rouquidão, que pode vir a ser um tumor maligno. E o diagnóstico é feito após uma ultrassonagrafia do pescoço.

A Secretária de Saúde, Almerinda Luz enfatizou a importância da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

“É uma campanha de suma importância, pois trata da prevenção do câncer de tireoide e essa ação de hoje é muito essencial, porque é uma maneira de estarmos fazendo com que essas pessoas tenham esse diagnóstico para que assim possam estar se prevenindo, além de estarmos chamando atenção da população para esta causa”, enfatizou a secretária de saúde, Almerinda Luz.

Publicidade

De acordo com o enfermeiro Dayro Coutinho, o obejtivo da ação era buscar o diagnóstico precoce do câncer de pescoço.

“A campanha do Julho Verde busca sensibilizar a população acerca da prevenção do câncer de cabeça e pescoço, e essa ação é uma maneira de estarmos fazendo a identificação precoce de possíveis alterações na tireoide dessas pessoas que por aqui passaram e realizaram o exame”, disse o enfermeiro.

O prefeito Edilson Brito que estava presente durante a ação ressaltou que é uma campanha necessária e que a ação desenvolvida pela saúde é muito importante, uma vez que com a realização de exames faz um diagnóstico precoce, contribuindo assim para a prevenção da saúde daqueles que fizeram o agendamento para serem beneficiados com o exame.

“Essa ação da saúde contribui bastante para com a prevenção do câncer de pescoço, pois essas pessoas que aqui estiveram realizando o exame possam está tendo seu diagnóstico e assim se cuidar mais, se prevenir”, disse o gestor.

Durante a ação estiveram presentes o prefeito Edilson Brito, a primeira-dama, Ana Carolina; e demais profissionais da saúde.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS