Sem categoria

Oposição vence eleições em Caridade do Piauí e se projeta para 2016

Publicado

em

Povo comemora resultado da eleição Caridade

“Rompemos as correntes, e agora, vamos caminhar para libertação”.  As palavras foram ditas pelo jovem empresário e líder político, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, na noite deste domingo (5), em Caridade do Piauí, ao comemorar a votação dos candidatos apoiados por seu grupo nas eleições gerais.

Num comparativo entre os candidatos a deputado federal e estadual apoiados pelos grupo de situação e oposição, no município, o prefeito José Lopes Filho, o Zezinho (PTB), foi derrotado.

Júlio César (PSD) e Flávio Nogueira (PDT), ambos candidatos a deputado federal e apoiados pelo grupo de Toninho, obtiveram, juntos, 1.722 votos. A candidata apoiada pelo prefeito Zezinho, Iracema Portella (PP), obteve 1.531 votos. A maioria foi de 191 votos.

Toninho e lideranças com o deputado federal Júlio César e Georgiano Neto

Na disputa para deputado estadual, a vantagem foi ainda maior. Georgiano Neto (PSD) e Robert Rios (PC do B), obtiveram, juntos, um total de 1.614 votos. Rubem Martins (PSB) e Magno Pires (PSB), receberam, juntos, 1.410 votos. A maioria do grupo de Toninho foi de 204 votos.

Grupo de oposição com o deputado estadual Robert Rios

A votação nas candidaturas proporcionais são utilizados como base para avaliar o panorama político no município. A eleição deste ano é, portanto, um termômetro para a disputa municipal em 2016. O desempenho do grupo de oposição fortaleceu ainda mais o nome de Toninho na disputa pela Prefeitura. “Saímos fortalecidos”, avaliou o líder político. Segundo ele, a cada eleição, mais pessoas compreendem e aderem ao seu projeto. “O povo clama por mudança, por renovação. E nós representamos essa vontade popular”, afirma. Toninho foi candidato pela primeira vez em 2012, e perdeu por 197 votos de maioria para o prefeito Zezinho, que disputava a reeleição. “Dois anos depois, saímos vitoriosos, tendo nossos candidatos os mais votados”, disse.

Publicidade

Dos quatro deputados votados pelo grupo de oposição, três foram eleitos. Além deles, Toninho terá como forte aliado, a partir de janeiro de 2015, o senador Wellington Dias, do PT, que foi novamente eleito para governar o Piauí. Em visita ao município na sexta-feira, véspera da eleição, W. Dias manifestou publicamente seu apoio ao projeto de trabalho de Toninho em prol do município de Caridade. Apoiado pelo grupo de Toninho, o petista Wellington Dias obteve 2.007 votos. Zé Filho (PMDB), com o apoio do grupo do prefeito, obteve 1.360. A maioria foi de 647 votos.

Clique nos links abaixo e veja o resultado completo por cargo:

– Presidente

– Governador

– Senador

Publicidade

– Deputado Federal

– Deputado Estadual

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile