DESTAQUES

PADRE MARCOS | Sob muita comoção, sessão fúnebre e missa são realizadas e multidão se despede do vereador Ronald Martan

Publicado

em

O município de Padre Marcos, onde o clima é de luto, se despediu neste domingo, 16 de abril, do vereador Ronald Martan Macedo Leal, o Ronin, de 38 anos, falecido no sábado(15), de forma repentina.

Uma sessão solene fúnebre e uma missa foram realizadas para homenagear e se despedir do profissional da área da saúde e também vereador do município de Padre Marcos. Ambos os momentos foram marcados por muita comoção e tristeza.

Em clima de consternação pela perda do profissional de saúde e vereador,  uma multidão de pessoas, vindos de toda a região esteve presente no último adeus ao parlamentar.

Estiveram presentes, o prefeito Valdinar, a primeira-dama Edilene, o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, além dos vereadores de Padre Marcos e de políticos e vereadores dos municípios de Jaicós, Belém, Francisco Macedo, Vila Nova, Jaicós, Caldeirão Grande, e demais pessoas de municípios de toda a região.

A sessão solene fúnebre realizada na Câmara Municipal, conduzida pelo presidente Iranildo Carvalho, teve início com a apresentação da biografia de Ronald, seguida da leitura do Decreto Nº 016/2023, que instalou luto no município por sete dias. Logo após, foram realizadas várias homenagens ao vereador Ronald Martan que exercia seu primeiro mandato.

O momento mais forte de consternação no decorrer da sessão, foi o momento de entrega da placa do vereador Ronald Martan, pelos parlamentares, ao seu filho Lázaro Martan, que amparado por tua tia e madrinha Ravelly, recebeu a placa bastante emocionado.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, que era vizinho do vereador Ronin, lamentou a perda e externou solidariedade a família.

“Venho aqui externar nosso profundo pesar e tristeza pela precoce partida deste grande profissional, homem, pai e esposo excelente, enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Padre Marcos e vereador do município. Ronald Martan era um jovem trabalhador, dedicado, que com muito zelo executava sua profissão. Presto os meus sinceros sentimentos a família e peço a Deus que conceda muita força, em especial seu pai, a quem agente percebia que a relação de pai e filho, era exemplo para a sociedade, pelo carinho e respeito que ambos tinham um para com o outro, também a sua mãe Ângela, a irmã Ravelly, a esposa Mara e seu filho Lázaro”, disse.

O gestor ainda frisou que Ronald exercia seu mandato de vereador com maestria, trabalhando pelo desenvolvimento do munícipio e atendendo aos interesses da população. “Um vereador atuante, que desempenhava bem o seu papel, sua partida deixa um enorme legado de luta, acolhimento, perseverança, fé e amizade”, finalizou.

Publicidade

O ex-prefeito de Padre Marcos, José de Fátima, o Zé Melado, pai de Ronin, notoriamente abalado, agradeceu a todo apoio dispensado a sua família.

“Quero agradecer de coração a compreensão do Poder Executivo, através das medidas, minha gratidão ainda, pelas palavras proferidas ao meu filho, pelos parlamentares que fazem essa Casa. Não vou fazer comentários da pessoa e nem do trabalho do Ronald, porque não precisa, dispensa comentários, pois ele era atuante no município e se dava bem como todos. Quero, também, agradecer a cada pessoa que veio a nossa família, com um abraço, uma palavra, mensagens, enfim, o que mais nos fortalece é esse apoio. Partiu metade de mim, não é fácil, mas quero externar meu abraço, meu carinho a todos que acreditaram no Ronald[…]. Muito obrigado”, disse emocionado.

Os colegas de trabalhos que compõem a Estratégia de Saúde da Família de Padre Marcos, equipe a qual o enfermeiro fazia parte, apresentou uma mensagem.

“Estamos todos ainda em choque, por ver partir um grande e inesquecível colega de trabalho, profissional exemplar. Não será fácil lidar com sua ausência, especialmente, nos próximos dias em que estamos ainda procurando assimilar o que aconteceu. Sentimos muito do fundo de nossos corações. Fica a certeza de um profissional competente, dedicado e preocupado com as causas do povo padremarcoense e com bem estar geral. Nossos sinceros sentimentos e que Deus te receba no Reino da Glória, até um dia colega”, dizia a mensagem.

Em mensagem, a Secretaria Municipal de Saúde, externou o sentimento de gratidão ao enfermeiro. “Uma característica em comum nos melhores profissionais, todos fizeram do trabalho uma arte, o seu exemplo, nos inspira, aqui fica uma grande equipe, que tinha você como modelo de profissional humano, a ser seguido e lembrado”.

Dentre outras diversas homenagens, como as feitas pelo cunhado de Ronin, Danilo Isidório, o padre Fernando amando, o pastor Francisco da Assembleia de Deus, o assessor jurídico da Câmara Felipe Rocha, também, de pronunciaram os vereadores, Adeilde Anália, Antônio Francisco, Helton João, Jeydson Matos, José Bonifácio e Manoel Francisco.

Os vereadores, bastante emocionados, lamentaram a perda do colega, expressaram sentimentos a família e amigos e destacaram o trabalho desempenhado por Ronald como vereador atuante, citando seu comprometimento e dedicação, sempre atento aos anseios e necessidades da população.

O presidente da Câmara, Iranildo Carvalho, lamentou a perda do vereador e enalteceu a atuação do parlamentar na Câmara. “Ronin era muita atuante como vereador, participava ativamente das sessões, das reuniões de comissões e muito contribuiu com esta Câmara e com o munícipio. Sempre chegava nessa Casa alegre, com brincadeiras, éramos de lados opostos, mas sempre ouve harmonia e respeito. Como presidente desta Casa, não queria presidir uma sessão como esta, é muito difícil ter que fazer uma sessão para nos despedirmos de um amigo vereador, mas apesar desse momento, temos gratidão por ter passado nessa Casa um jovem atuante, que se dedicou com presteza a sua função. Deus abençoe e dê força a família”, disse.

Após a sessão, o corpo seguiu em cortejo para a Igreja Santo Antônio, quando foi celebrada a missa presidida pelo padre Marcos Roberto, pároco local e concelebrada pelo padre Fernando Amando, vigário paróquia da Igreja São José, em Caldeirão Grande.

A missa, outro momento de despedida para familiares, amigos, foi marcada pela homenagem dos grupos da igreja, pastorais, em especial o ECC – Encontro de Casais com Cristo, dos quais Ronin fazia parte.

Além dos membros do ECC de Padre Marcos, também, estavam presentes integrantes do ECC de Belém, Francisco Macedo e Marcolândia, que em mais um momento forte de consternação, da despedida, cantaram a música amigos para sempre”.

Encerrada a missa, o corpo do vereador Ronald Martan seguiu em cortejo, sob muitos aplausos, para o cemitério municipal, onde foi sepultado.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile