Connect with us

GERAL

Prefeita, vice e secretários de Santana participam de Seminário do Saneamento Básico em Teresina

Publicado

em

A Associação de Municípios do Piauí (APPM), juntamente com o Governo do Estado, realizaram nesta quarta-feira, 1º de junho, na sede da Associação em Teresina, um seminário para discutir o modelo de Regionalização do Saneamento Básico do Piauí. O evento reuniu a APPM, Estado e municípios.

O objetivo do seminário foi debater e dar voz aos municípios no processo que discute o modelo de regionalização do saneamento básico, em específico os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e na estratégia de criação da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).

O presidente da APPM, Paulo César Morais, iniciou o evento e fez uma explanação acerca do saneamento básico, e cobrou a participação ativa dos municípios no processo de tomada de decisões, tanto no que se refere ao modelo de regionalização do saneamento básico no Estado, quanto à criação da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).

Da cidade de Santana do Piauí, na região Centro-Sul do Estado, situada a 329 quilômetros de Teresina, estiveram presentes, a prefeita Maria José, juntamente com o vice-prefeito Neli Borges; a secretária de Meio Ambiente, Cintia Nayara; e o secretário de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho.

Cintia Naiara, Neli Borges, Maria José, Paulo César e Netinho

A prefeita, Maria José, declarou que o evento é de grande importância, pois é voltado para melhorias no saneamento que abrange tanto o sistema de abastecimento de água, bem como o esgotamento sanitário.

“É um tema muito relevante. São muitos os fatores de importância, porque há uma relação grande com o meio ambiente. Tanto o abastecimento como o esgotos estão diretamente ligados à questão ambiental. E de certo que quanto mais houver melhorias nesse pontos em debate, certamente haverá ganho para a sociedade e para o ambiente em si”, ressaltou.

Para o vice-prefeito de Santana, Neli Borges, a participação do Poder Público é indispensável, pois a partir do conhecimento adquirido é que se pode visar e trabalhar melhorias.

Cíntia Nayara foi recentemente empossada secretária de Meio Ambiente em Santana. Ela destacou que participar de um evento nesse segmento é de importância imensurável.

Publicidade

“É uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema abastecimento de água, esgotamento sanitário que está ligado diretamente com o meio ambiente. Havendo melhorias em abastecimento e em esgotamento com certeza vai favorecer um meio ambiente mais saudável. Esse evento é muito importante pois trata que assuntos que estão em nosso convívio diariamente que seja em nossas casas, no trabalho, de modo geral, no dia a dia e na nossa saúde”, falou.

O secretário de Agricultura, Netinho, destacou também que o melhoramento da qualidade da água e o setor saneamento consequentemente evitará problemas à saúde humana.

“A gente sabe, por exemplo, que muitos frutos, leguminosas, grãos, e em geral nosso alimento, o que depender da agricultura ser cultivado em ambientes impróprios com água e um solo contaminados, vai nos gerar consequências inúmeras para a saúde humana e de todos os seres vivos. Então temos que trabalhar em prol de melhorias no abastecimento, melhorias no setor de saneamento para evitar qualquer tipo de dano ao meio ambiente que envolve o solo, os lençóis freáticos, as matas, plantas”, pontou o secretário de Agricultura de Santana do Piauí.

De acordo com a programação do evento, participaram: a governadora do Piauí, Regina Sousa; o presidente da ALEPI, deputado estadual Themístocles Filho; o presidente da APPM, prefeito Paulo César; o secretário de Governo, Antônio Neto; o diretor Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Magno Pires; o diretor presidente da Agespisa, Leonardo Sousa; o diretor Geral da Agrespi, Samuel Ribeiro.

Além dos já citados, evento teve como palestrantes: Wladimir António Ribeiro (Advogado e consultor jurídico especialista em consórcios públicos e outras formas de cooperação federativa, mestre em Direito pela Universidade de Coimbra); e Rudinei Toneto Júnior (Professor doutor titular da Universidade de São Paulo, coordenador de Projetos da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – Fundace).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS