Connect with us

Caridade do Piauí

Promotora de Justiça ministra palestra sobre violência contra a mulher em Caridade do Piauí

Publicado

em

Parte das atividades alusivas a Campanha ‘Agosto Lilás’, que tem por objetivo combater casos de violência contra a mulher, a Prefeitura de Caridade do Piauí promoveu na manhã desta quinta-feira, 23, uma palestra sobre a temática, que foi abordada pela promotora de Justiça da Comarca de Simões, Dra. Talita Bezerra.

O evento aconteceu na Cozinha Comunitária e contou com a participação de homens, mulheres e  diversas  autoridades do município.

A abertura foi conduzida pela psicóloga do CRAS, Beatriz Silva, que abordou sobre o tema através de conversa, poema e vídeos e  alertou para importância da mulher denunciar caso sofra qualquer violência. “A mulher não deve ser vista como alvo de caça, não pode aceitar qualquer tipo de violência, é preciso denunciar. Temos a lei Maria da Penha que foi uma grande conquista no combate à violência. Então, é importante buscar combater esse mal que tem crescido e atingindo muitas mulheres”, disse ela, que ainda citou os tipos de violência contra a mulher existentes e também fez referência ao grupos Vida Maria, que trabalha esse tipo de questão e a potencialidade das mulheres de Caridade.

Em sua fala, o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, reforçou a importância de trabalhar o  tema. “A agressão contra a mulher é algo dever ser coibido, e uma das formas é através de momentos como esse, de diálogo e esclarecimento”, disse, manifestando apoio a quaisquer as ações nesse mesmo sentiodo. “Dizer que estamos aqui para dar nossa contribuição e me colocar à disposição para que juntos possamos conscientizar a nossa população. A mulher não deve sofrer violência, e se isso acontecer, é preciso ter coragem e denunciar”, afirmou.

A primeira dama e secretária de Saúde, Tatiana Danuse, pediu a sensibilização da pessoas para com a causa. “Vamos ouvir as explanações da Dr. Talita  com a mente aberta, porque  a violência doméstica não é só um caso jurídico  ou social, é um caso de saúde de pública, que deixa a mulher ferida fisicamente e psicologicamente, e é parte da sociedade também, porque temos dever de educar nossos filhos de forma que evite essa violência. Então, que possamos abrir nossa mente e entender que é responsabilidade de todos nós e da sociedade como um todo”.

Publicidade

O cabo Ribeiro, comandante da Polícia Militar no município, também se pronunciou. Ele informou que este ano já foram registrados três casos de violência contra a mulher em Caridade, destacando que a polícia adotou devidas providências e os casos foram encaminhados para o órgão competente, que é Polícia Civil em  Simões.

A representante do Ministério Público, Dra. Talita Bezerra,  iniciou a palestra enaltecendo o município pela iniciativa. “É importante momento como esses, de sentarmos  com a sociedade para discutir essa temática. Gostaria de parabenizar a gestão de Caridade por se sensibilizar com causa que é tão urgente,  pelo interesse da administração  com as temáticas sociais”, disse.

A promotora destacou a importância de denunciar os casos de violência. “O primeiro passo para combater a violência é ter coragem para denunciar. Dizem  que em briga de marido e mulher não se deve meter a colher. Deve sim! Essa intervenção pode livrar um mulher de ser assassinada”, disse, salientando que a omissão contribui para situações mas graves. “Vimos a poucos dias o caso daquela advogado que foi morta pelo marido. Parte da ação foi  gravado por câmeras onde aparece ela correndo e gritando. E me questiono: ninguém ouviu ou viu aquilo? Não tinha ninguém monitorando o sistema de segurança? É um absurdo que aquela mulher, como tantas outras que sofrem violência, sejam mortas dessas forma.  Os vizinhos escutam, mas, na maioria dos casos se omitem com a justificativa de que: ‘eles que são casados que se entendam’, e enquanto isso muitas vidas se perdem”, pontuou.

Na palestra, a promotora explanou sobre legislação de proteção à mulher no Brasil, através da Lei Maria da Penha, que é considerada uma das três melhores do mundo, que criminalizou o feminicídio. “A lei Maria da Penha da foi uma grande vitória conquistada pelas mulheres, onde, em casos de denúncias, elas são  amparadas pelas  medidas protetivas ”, explicou.

Também se pronunciaram o presidente da Câmara, Wellington Santos, e a assistente social, Efigênia. O evento também contou com a participação do vice-prefeito,  Miguel  da Silva, o Nalvin, e os vereadores Leo Bento, Maria Silva, a Bilú, e Francisco Hélio, o Chico Leal, e Silvano Pedro.

Após a palestra, ouve um momento, de socialização, onde os participantes puderam fazer questionamentos a promotora. O evento culminou com um  lanche.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS