Connect with us

GERAL

Saúde de Jacobina do Piauí  inicia mutirão em combate ao Aedes Aegypti

Publicado

em

Com o período chuvoso,  faz-se  necessário intensificar o cuidado com a prevenção e combate ao Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.  Nesse sentido, a Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Saúde, iniciou  nesta  segunda-feira (03),  um mutirão de combate ao mosquito.

O primeiro dia de mutirão,  aconteceu nas ruas do centro da cidade de Jacobina, quando foram  realizadas ações com  objetivo  de eliminar  os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O ponto de concentração foi  na Secretaria de Saúde, onde os agentes de saúde e de endemias receberam os materiais  para a execução das atividades.

De lá, os profissionais envolvidos na ação, divididos em grupos,  percorreram várias ruas, visitando residências e orientado os moradores sobre os cuidados a serem adotados contra o mosquito da dengue, bem como,  verificados locais propícios a proliferação dele.

Também,   foi realizado  nas ruas  e, principalmente,  em terrenos baldios, o recolhimento de  matérias e recipientes com  água parada, ambiente propício para criadouros do Aedes Aegypti.

Crislândia de Sousa Fernandes Silva, que coordena a equipe dos Agentes de Endemias, falou sobre ação.  “Estamos iniciando o mutirão, onde  vamos realizar ações de  educação em saúde, que é a principal forma de conscientizarmos  a nossa população sobre  os cuidados essências para o combate ao mosquito aedes”, explicou.

Publicidade

Ela ainda alertou a população para o combate ao mosquito. “Precisamos lembrar a população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e de saúde em  mutirões de limpeza, se os moradores não colaborar. É importante cuidar de seus quintais e casas e não jogar lixo em terrenos baldios. As pessoas precisam  participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra o mosquito”, finalizou a agente de endemias.

O mutirão será realizado, também,  no Bairro Alto São Pedro, no povoado Juazeiro do Secundo e na Vila Pedra Redonda.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS