Connect with us

MUNICÍPIOS

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré lança Clube de Leitura “Cidade Poesia” em live

Publicado

em

Na noite da última quarta-feira (13), a Biblioteca Patativa do Assaré através da Secretaria Municipal de Cultura de Vila Nova do Piauí realizou uma live para divulgar o lançamento do Clube de Leitura “Cidade Peosia” e levar ao público o resultado do IV Concurso de Poesia. A live foi transmitida pelo canal do Youtube da Biblioteca.

A live foi conduzida pela ativista cultural e professora Marli Veloso com a participação do poeta e escritor, Vilebaldo Rocha; do poeta e neto do Patativa do Assaré, Daniel Gonçalves; e da poetisa Eva Graça.

O Clube de Leitura “Cidade Poesia” é um projeto idealizado pela Biblioteca Patativa do Assaré, como maneira de incentivar o hábito da leitura e movimentar a biblioteca virtual que a mesma possui.

Durante a live, a coordenadora da Biblioteca Patativa do Assaré, Taynara Oliveira relatou que o Clube de Leitura visa incentivar a leitura e assim garantir o acesso aos livros da BIblioteca Patativa do Assaré. Ela destacou ainda que já tem data marcada para dar início as atividades do Clube.

“O Clube de Leitura Cidade Poesia é uma maneira da gente tem de garantir o acesso a livros na nossa biblioteca e com o incentivo da Toca Livros que agora temos a nossa Biblioteca Digital Patativa do Assaré e hoje estamos lançando nosso Clube de Leitura que é uma forma de movimentar nossa biblioteca digital e fazer com que não deixemos nosso hábito de ler de lado. A gente montou um cronograma dos quatro meses a frente no qual vamos dar início no dia 18 de agosto.”, relatou Taynara Oliveira.

Publicidade

Além de lançar o Clube de Leitura, durante a transmissão foi divulgado o resultado do IV Concurso de Poesia. O IV Concurso de Poesia é realizado por meio da Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB), Recode Bibliotecas  e Toca Livros. Nesta edição contou com três categorias: Infantil (até 11 anos); Juvenil (de 12 até 17 anos e 11 meses) e Adulto (a partir dos 18 anos completos).

Na categoria infantil, a primeira colocada foi a Ana Clarissa com o poema ‘Tesouros da Vida”. Na segunda colocação ficou a Larissa Evely com o poema “Natura Rotina”. Em terceiro lugar ficou a Josefa Neta, autora do poema “Os passarinhos do meu sertão”.

A categoria juvenil os ganhores foram o Carlos Eduardo, José Borges e Luan. O Carlos Eduardo foi o primeiro colocado com o poema “Por Clemêmcia, Sociedade”. A segunda colocação foi ocupada pelo José Borges com o poema “Terra adorada”. O terceiro colocado foi o Luan Lucas, com o poema “Casinha abandonada”.

Já na categoria adulto, a primeira colocação ficou com o Edivaldo Araújo autor do poema “A natureza”. O segundo colocado foi Apolônio Leal com o poema “Coração Magoado”. E terceira colocação, Leonardo Leal com o poema “Ela”.

Na ocasião a ativista cultural e professora Marli Veloso ressaltou a importãncia do evento para todos que integram a Biblioteca Patativa do Assaré.

Publicidade

“A noite de hoje tem um sabor especial para nós, porque já tínhamos realizado três concursos de poesia e cordel e tem sido uma estratégia importante de convocar as pessoas que escrevem e até incentivar os que ainda não escreveram, ou que escrevem a mostrar os seus textos. O concurso contribui demais e termina surgindo sempre novos nomes”, ressaltou Marli Veloso.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS