Connect with us

MUNICÍPIOS

Instituto vai assumir abastecimento de água em 157 municípios do Piauí

Published

on

[ad#336×280]O Instituto de Águas do Pi-auí (Iaspi) vai assumir os serviços de abastecimento d’água e de esgotamento sanitário em 157 dos 224 municípios do Piauí (entre eles Teresina), que são atendidos hoje pela Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí). O órgão, criado na reforma administrativa do Governo do Estado, aprovada em maio pela Assembleia Legislativa, vai absorver os serviços da Agespisa e atrair investimentos externos para melhorar a estrutura e ampliar o abastecimento d’água e esgotamento sanitário em Teresina e no interior.

O presidente do Iaspi, Herbert Buenos Aires, informou ontem que o órgão está convocando os prefeitos dos municípios para discutir os termos dos contratos de prestação dos serviços. Segundo ele, dos 157 municípios, 47 estão com os contratos vencidos. A discussão dos contratos se concentra sobretudo em Teresina, que responde pela maior fatia de atendimento da Agespisa hoje – são 247.421 ligações de água na capital, que alcançam 796 mil habitantes, e 35 mil ligações de esgotos, com 149.513 habitantes atendidos.

Só a produção de água em Teresina alcança o volume de 95 milhões de metros cúbicos por ano. “O problema de Tere-sina não é nem a produção; são as perdas, que chegam a 54%”, observa. “Ou seja, mais da metade de toda a água tratada na capital se perde antes de chegar na casa do consumidor”. Na última terça-feira, a direção do Iaspi se reuniu com o prefeito Firmino Filho, técnicos da Prefeitura e vereadores da base do prefeito na Câmara Municipal.

O encontro foi na Prefeitura de Teresina e discutiu o projeto de criação do Instituto, que vai ser encaminhado à Câmara Municipal. É que, apesar de já ter sido criado pelo Governo do Estado, o Instituto de Águas ainda precisa ser aprovado pela Câmara Municipal para poder assumir os serviços da Agespisa na capital. A concessão dos serviços para o novo órgão já foi aprovado pelo Conselho Gestor da Prefeitura, mas precisa ser aprovada também pela Câmara.

A proposta divide os vereadores, tanto os da base do prefeito quanto os da oposição, que se mostram preocupados sobretudo com a destinação que vai ser dada aos servidores da Agespisa.

 

Fonte: Diário do Povo

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS