Connect with us

GERAL

Em gestação rara, vaca dá à luz bezerros gêmeos no Piauí

Published

on

O nascimento de dois bezerros tem chamado à atenção dos moradores no interior de Floriano, no Sul do Piauí. Isso porque eles são gêmeos e de sexo diferentes. Segundo os especialistas, isso só acontece uma vez a cada mil nascimentos de cruzamento natural, quando ocorrem sem inseminação artificial.

A  vaca denominada de Conchona da raça pardo suíço ficou famosa da localidade Porteiras, localizada a 15km de Floriano, no Sul do Piauí. Ela barriu dois bezerros de uma única vez sendo uma fêmea e outro macho.

O produtor Afonso Martins é dono da vaca e não desconfiou que o animal que estava esperando dois bezerros. Segundo ele, antes de parir, a vaca ficou três dias desaparecida e depois foi encontrada com os animais.

Normalmente as vagas produzem um filho por vez e somente um por ano, mas de acordo com seu Afonso em sua fazenda já ocorreu outras vezes partos de bezerros gêmeos.

O médico veterinário João Mendes disse que a chance de gravidez de gêmeos em bovinos não é muito comum. “Quando o animal é submetido a um processo de sincronização e estimulação do cio a probabilidade de ter ovulação dupla é maior. O que não acontece em Porteiras porque os bezerros nasceram de um parto natural. Isso é raro e dificilmente acontece”, declarou.

 

O veterinário alerta para o risco da bezerra não ser fértil, pois segundo estudos na área quando há o nascimento de animais gêmeos dos sexos opostos, a fêmea tem grandes possibilidades de não ser fértil.

“Geralmente o filhote fêmea nasce com problema genético nesses casos, porque mais ou menos com 40 dias de gestação, as ligações com a placenta são únicas e os hormônios masculinos são passados para a fêmea tornando-a infértil”, explicou.

Mesmo assim, o produtor se considera um sortudo e descarta a possibilidade de vender os bezerros.

G1

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS