Connect with us

MUNICÍPIOS

Piauí tem 124 cidades sem homicídio em 5 anos, diz relatório da PM

Published

on

O Governo do Estado informou ontem que mais da metade dos municípios do Piauí não teve nenhum registro de homicídio nos últimos cinco anos. O dado consta de relatório da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) sobre a violência nos municípios piauienses, que inclui homicídios e crimes de arrombamentos e assaltos a bancos. Segundo o comando da PM-PI, o relatório foi feito com base em dados estatísticos de 28 unidades do Comando de Policiamento do Interior, que englobam 124 cidades no total.

As unidades são sediadas nos municípios de Parnaíba, Luis Correia, Cocal, Floriano, Água Branca, Canto do Buriti, Picos, Valença, Jaicós, Fronteiras, Corrente, Bom Jesus, Santa Filo-mena, Avelino Lopes, Uruçuí, Guadalupe, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Piripiri, Pedro II, Luzilândia, Esperantina, Oeiras, Simplício Mendes, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Barras e Paulistana. Na semana passada, o governador Wellington Dias afirmou que o Estado reduziu os índices de assassinatos em 2015.

Segundo ele, esses dados vinham crescendo desde 2013. “Se não tivéssemos agido, seriam 88 corpos a mais em 2015. Para reduzir ainda mais os índices, estamos com 50 equipes do Polícia Presente na capital e no interior”, disse ele. Wellington Dias frisou que os 124 municípios tiveram zero homicídio e muitos deles tiveram zero assalto. “Mas tivemos 40 deles que teve situação mais grave com mortes, assaltos, sequestros. Mas trabalhamos para reduzir e para homenagear e premiar as equipes que tiveram êxito nesse processo”, acrescentou.

O governador afirmou que o combate ao crime deve acontecer preventivamente. “Vamos trabalhar com um mapa da violência, que nos ajuda no planejamento das ações. Em 2016 vamos ter mais eficiência no trabalho e vamos trabalhar de forma mais integrada, usando ainda mais a inteligência e a vigilância eletrônica”, informou. Ele destacou que o papel da segurança não é apenas do Estado, e chamou atenção para o fato de que há pessoas que já foram presas 20 vezes e saíram do sistema.

“21% ou dois terços dos presos na Casa de Custódia estão sem julgamento. Nós estamos trabalhando um comitê integrado para dividir as responsabilidades e para evitar os crimes. Queremos metas para o Ministério Público, para a Defensoria Pública e para o Judiciário. Queremos ter um sistema que acelere os julgamentos”, explicou. Segundo o governador, os índices mais fortes em crimes contra o patrimônio. “Mas estamos contratando mais policias e reequipando as policias”, disse.

 

Diário do Povo

 

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS