Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Delações da JBS “prejudicam” produtores de soja do Piauí

Published

on

Na noite em que os donos do frigorífico JBS, os irmãos Joesley e Wesley Batista, tiveram sua delação premiada divulgada pela imprensa, no dia 17 de maio, de que gravaram o presidente Michel Temer dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na Operação Lava Jato, os fundos que operam na Bolsa de Valores de Chicago (EUA), se aproveitando da diferença de fuso horário do Brasil assinou contratos de compra futuro da soja, quando o dólar estava de valor baixo em relação ao real. Isso prejudicou os produtores de soja dos Cerrados do Piauí que não venderam sua produção quando o dólar tinha sido valorizado e ficou com o valor alto no dia seguinte à delação dos empresários.

A informação, até agora desconhecida, foi revelada, pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Marcos da Rosa, em Cuiabá (MT), durante o o Seminário A Força do Campo, promovido pelo Governo de Mato Grosso e pelo banco Santander.

Marcos Rosa afirmou que na noite da divulgação da delação, os fundos de investidores da Bolsa de Valores de Chicago compraram 50 mil contatos de compra futura de soja, quando a média é de 7 mil a 10 mil por dia. Com isso, os produtores de soja do Piauí e do resto do Brasil não se beneficiaram com a alta do dólar provocada pela delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que provocou uma crise política e o questionamento se o presidente Michel Temer deve ou não sair do cargo.

“O mercado funciona todos os dias e se inicia na manhã, por exemplo, em Genebra (Suíça), que tem uma diferença de fuso horário de cinco horas de diferença em relação ao Brasil. Enquanto, nós amanhecemos no Brasil, o mercado de soja, que é Chicago, e essas compras e contratos são feitos no mundo todo e não apenas nos Estados Unidos, são no Brasil e em todos os países, precificou que iria subir o preço do dólar no Brasil e os fundos, de maneira geral, compraram 50 mil contratos naquela noite e o que vinha sendo, na média, era a compra de 7 mil a 10 mil contratos apenas. Isso demonstrou e fez com que o bushel (as cotações das bolsas de valores americanas é dada em bushels. O bushel é uma unidade de medida imperial que em volume significa 35,24 litros. Como é utilizada para grãos e cada grão possui uma densidade, existe um valor em massa diferente para cada bushel. Um bushel de soja equivale a 27,215 quilos) baixasse, desequilibrando o aumento do preço em reais no Brasil. Isso aconteceu na noite em que foi divulgada a delação da JBS. O mercado já precificou o negócio. O impacto foi por causa das delações da JBS”, declarou Marcos Rosa.

Fonte: Jornal Meio Norte

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS