Connect with us

GERAL

TRE aprova o envio de tropas federais para 70 municípios

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou o pedido de tropas federais para 24 zonas eleitorais do estado, que abrange 70 municípios. Na maioria dos casos, os juízes eleitorais alegaram clima de animosidade e o reduzidíssimo número de policiais como justificativa para fundamentar o pedido de tropas federais. Alegaram que o pouco policiamento não oferece garantias de tranquilidade durante o processo eleitoral.
Os pedidos agora serão encaminhados para a homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE já tinha feito um mapa da violência no estado para as cidades que costumeiramente têm problemas em eleições e precisam de reforço policial. Segundo a assessoria do tribunal, cada juiz faz a justificativa antes de pedir reforço de tropas federais, que normalmente é feito pelo Exército Brasileiro.
A maioria dos pedidos foi julgada em bloco no dia 8. Ontem, foram aprovados os pedidos de mais quatro zonas eleitorais, que totalizam seis municípios. Os juízes de Palmeiras (31ª zona), Alto Longá (42ª zona – que tem Novo Santo Antônio como termo judiciário), de Cristalândia (69ª zona) e Joaquim Pires (85ª zona, que tem Murici dos Portelas como termo) pediram reforço de tropas federais nas eleições.
Os magistrados afirmam que algumas zonas eleitorais têm um contingente reduzido de policiais para uma área territorial extensa, além de ainda ter vários municípios como termo judiciário. O plano de segurança para as eleições, apresentado pelo comando geral da Polícia Militar do Piauí ao presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura, informa que serão mobilizados 6 mil homens durante o pleito, praticamente todo o efetivo da PM-PI.
O TRE e os juízes eleitorais consideram que o policiamento não é suficiente, por isso a necessidade de tropas federais para as cidades com histórico de violência nas eleições. Segundo o comando geral da PM-PI, o plano visa manter a ordem no período eleitoral, reprimir crimes e contravenções, garantir a segurança individual dos eleitores e dar apoio necessário às autoridades eleitorais, desde a votação até o término das eleições. São 3.182 locais de votação no Piauí.
Fonte: Diário do Povo

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS