Connect with us

GERAL

Delegados decidem entrar em greve a partir do dia 25 no Piauí

Published

on

Os delegados da Polícia Civil do Estado do Piauí decidiram, por unanimidade, em assembleia realizada na noite da última sexta-feira (15/05), que irão paralisar as atividades a partir do dia 25 de maio, por tempo indeterminado em todo o Piauí.

De acordo com a delegada Andrea Magalhães, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Piauí (Sindepol), esta será a primeira paralisação dos delegados na história do Piauí e irá atingir as delegacias do interior, capital e também a Central de Flagrantes de Teresina.

“Os delegados reivindicam o cumprimento da parcela do reajuste nos moldes fixados em lei, promoções da categoria, que não acontecem há dois anos e denunciam acumulações sem base legal, sucateamento da polícia judiciária, efetivo insuficiente para atender dignamente a população e querem ainda a modernização da Polícia Civil”, destaca nota enviada pela Sindepol.

O sindicato informou ainda que tentou de várias maneiras uma forma de negociar com o governo do Estado, mas não teriam entrado em acordo. Uma parcela do reajuste deverá ser quitada ainda neste mês de maio, mas os civis não teriam concordado com a maneira como se deu as tratativas, segundo o portal oolho.

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirmou que o governo respeita o funcionário público, mas não pode agir de forma irresponsável e voltar a ultrapassar o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Os gastos com pessoal continuam crescendo apesar dos esforços. Já o Fundo de Participação dos Estados (FPE) não acompanha esse crescimento”, disse.

SINPOLPI – Quem também poderá entrar em greve é a categoria dos policiais civis. Eles também exigem o cumprimento de acordos feitos no Governo Wilson Martins com relação a reajustes salariais. “Conforme entendimento dos secretários de Administração, Franzé Silva, e do secretário de Segurança, Fábio Abreu, a proposta que o governo tem para o cumprimento da quinta e penúltima parcela (mês de maio) do reajuste dos subsídios dos policiais civis, aumento este dado no ano de 2013, no governo Wilson Martins, e parcelado até este ano, é a de reparcelar este mês de maio em duas vezes, metade neste mês e a outra somente em fevereiro de 2016”, diz o site do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí – Sinpolpi.

Segundo ainda o informativo da categoria, “essa proposta não contempla os anseios da categoria, que exige o cumprimento da Lei nº 6.452/2013, que reajustou os subsídios dos Policiais Civis, dividindo em 6 parcelas até novembro deste ano. A referente proposta do governo Wellington Dias, além do mais, vem com outro problema, pois torna inviável o pagamento da última parcela ainda este ano, conforme está prevista na lei para o próximo mês de novembro”.

O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí informa aos servidores policiais que, após essa oficialização de proposta do governo, chamará toda a categoria em Assembleia Geral, e essa discutirá o que irá ser deliberado. Fiquem atentos que logo será divulgado edital de convocação.

 

Diário do Povo

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS