Connect with us

MUNICÍPIOS

Governo do Estado vai implantar creches nos 224 municípios do Piauí

Published

on

O Governo do Estado vai implantar creches nos 224 municípios do Piauí, informou o governador Wellington Dias, durante a abertura da II Conferência Estadual da Educação, no Atlantic City, na zona Leste de Teresina.

Dias afirmou que o Piauí tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,7, que é de alto desenvolvimento, e tem que ficar em 0,8%, que é o índice de muito alto desenvolvimento. Ele falou que a educação é o alicerce para o crescimento do IDH, apesar de necessitar de outros indicadores econômicos e sociais.

“Temos que apostar na creche, no ensino infantil para fazer esse preparatório para o aluno que vai cursar o ensino fundamental, para que os professores dos anos do ensino fundamental já recebam um aluno em estado avançado”, falou Wellington Dias, lembrando em que outros lugares do mundo as crianças começam a aprender nas creches e escolas de ensino infantil a partir dos três meses, seis meses, um ano de vida.

Segundo o governador Wellington Dias, o Piauí foi dividido em 11 territórios de desenvolvimento, com o intuito de compreender a importância de trabalhar cada região de acordo com as suas particularidades.

“O que desejamos para o Piauí é qualidade na educação, para o desenvolvimento com modernidade. Pretendemos trabalhar os eixos da educação em cada um desses unidades, por isso esse planejamento é fundamental”, explica o governador.

Wellington Dias garante que, dentre as metas para a educação, estão investimentos em educação profissionalizante; descentralização da graduação superior e pós-graduação, através da implantação do Programa Universidade Aberta nos municípios; Ensino a distância e presencial para jovens e adultos e a estruturação da Universidade Estadual do Piauí em cada um dos 11 territórios. “Devemos descentralizar a educação, levando-a para os municípios, para que os moradores do interior possam ter acesso ao ciclo completo da educação sem ter que se deslocar para a capital”, enumera.

Dias enfatiza a necessidade de realizar a democratização do acesso ao ensino e de se promover uma educação inclusiva, que acolha pessoas com todos os tipos de deficiência e revela que esteve em Brasília buscando recursos para investimentos em mais escolas de tempo integral.

“Estive no Congresso debatendo sobre a educação integral. A falta de recursos coloca uma limitação na implantação deste tipo de ensino”, acrescentou.

 

Meio Norte 

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS