Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

830 tentam fuga em massa e ameaçam outros detentos de morte no Piauí

Published

on

Por volta das 04h30 desta segunda-feira (14/12) mais de 830 detentos da Casa de Custódia, localizada na zona Sul de Teresina, tentaram fugir da penitenciária. Eles tiveram a fuga abortada por agentes penitenciários de plantão. Após a tentativa frustrada pelos agentes, os presos deram início a um motim.

“Tudo começou no pavilhão H, quando 102 presos tentaram fugir através de um buraco. Quando os agentes perceberam a movimentação, abortaram a tentativa de fuga e já pegaram dois detentos fora da cela”, conta à reportagem do O Olho o diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.

De acordo com o diretor administrativo, após serem flagrados, os presos começaram a depredar a área do pavilhão. “Em seguida os pavilhões B, C, D, E, F e G se juntaram ao H e tentaram uma fuga em massa. Eles começaram a tentar quebrar as paredes, corredores, tudo para chegar na parte administrativa do local”, alega Kleiton Holanda.

Fumaça era visível do lado de fora da penitenciária (Foto: Divulgação)

Durante o motim, que teve início às 04h30, os detentos tentaram ainda, segundo o diretor administrativo do Sinpoljuspi, invadir o pavilhão A para matar os detentos que lá estavam. “Lá os presos que ficam são os que trabalham na penitenciária como zeladores e afins”, continua. Os detentos que pertencem a esse pavilhão seriam “privilegiados” para os demais presos que tentaram realizar a fuga.

“No momento em que os agentes perceberam a intenção dos outros detentos com os presos do pavilhão A, os agentes retiraram eles do pavilhão e os levaram para uma área segura. Para resguardá-los”, completa a reportagem do O Olho, Kleiton Holanda.

 

A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação. “Assim que o motim começou os agentes ligaram para as autoridades e solicitaram reforços. Mas, ele só chegou às 08h30”, afirma o diretor do Sinpoljuspi.

No momento, segundo Kleiton Holanda, o motim foi acalmado e os feridos na tentativa de fuga já foram atendidos. “Não sabemos se há mortos ou mais feridos. Estamos esperando eles se aquietaram mais para realizarmos uma vistoria, até para ter certeza que ninguém fugiu”, finaliza.

Motim na Casa de Custódia tem confronto entre presos e policiais

Uma rebelião, desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (14/12), na penitenciária Casa de Custódia, na BR que liga a capital ao Sul do estado, registra confronto entre presos e policiais.

A rebelião ocorre justamente no momento em que agentes penitenciários deflagram greve geral por tempo indeterminado. A informação é a de que os presos se rebelaram por falta de melhores condições, já alertados de que os agentes estariam de braços cruzados.

Agentes em greve chegaram a informar que acontecia também uma rebelião na Irmão Guido e que havia uma morte de um preso com várias perfurações pelo corpo. Mas a informação foi negada. Na Casa de Custódia uma briga no pavilhão H por volta das 4h fez com que todos os outros pavilhões iniciassem uma rebelião, com direito a ameaças aos policiais que tentam conter a crise.

Representantes do Sindicato dos Policiais e Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) estão na porta da Casa de Custódia desde as 5h desta segunda-feira e não pretendem acabar com o movimento por causa de rebelião. Eles também negam, apesar da acusação de familiares visitantes, que tenham informado propositalmente os presos que iriam paralisar. Bombeiros e Policiais da Força Tática, Tropa de Choque e Ronda Ostensiva (Rone) foram acionados.

 

 

Fonte: OOlho

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS