Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estudantes fecham campus da UFPI em Picos em protesto contra PEC 24; fotos

Published

on

Na manhã desta quinta-feira (20), estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes Barros, em Picos, Sul do estado, barraram a entrada de professores, técnicos e terceirizados no prédio da instituição. A ação faz parte de uma série de protestos contra a PEC 241, que já acontecem desde a terça-feira (18), quando o grupo ocupou a direção do campus.

A Proposta de Emenda à Constituição aprovada em primeira votação pela Câmara dos Deputados  estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas.

De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus Picos, a ocupação prossegue pacífica, mesmo com a resistência de alguns professores, e é aceita pela diretoria da instituição. A ideia do grupo é promover um debate com toda a comunidade acadêmica sobre as implicações da PEC 241 sobre a educação pública brasileira.

“Estamos preocupados com o funcionamento da UFPI durante esses 20 anos da PEC. Hoje temos dificuldades de manter a universidade, pois faltam materiais básicos como alimentos e papel. Nós, alunos e professores, sabemos a realidade antes da PEC e sabemos como será após ela”, declarou William Santiago, diretor de planejamento do DCE.

Segundo William, a decisão de fechar o campus foi tomada durante uma assembleia geral onde participaram cerca de 300 estudantes. Ele informa que, ainda nesta quinta-feira, uma nova assembleia será realizada para discutir outras demandas da ocupação que deve seguir até a próxima segunda-feira (24).

“Sempre estamos discutindo com professores e alunos. Aqui tem pessoas que concordam e que também não concordam com a nova medida. Esse é um espaço de discussão. A ideia é prosseguir com a ocupação até segunda-feira, mas teremos uma assembleia hoje para debater outras demandas”, falou o diretor.

Manifestções contra a PEC 241 (Foto: João Cunha/G1)Manifestantes espalharam cartazes em protesto contra a PEC (Foto: João Cunha/G1)

A professora Artemizia Sousa, coordenadora do curso de nutrição, apoia o movimento e acredita que é necessário que alunos, técnicos e docentes unam forças contra a PEC 241. Segundo ela, os docentes do campus irão se reunir em assembleia na tarde desta quinta-feira (20) para deliberar sobre greve contra a PEC. “Estamos pensando no futuro do nosso país. Cruzar os braços agora é concordar com esse retrocesso”, declarou.

Estudantes interditam entrada do campus (Foto: João Cunha/G1)

Reitoria ocupada
Desde a terça-feira (18), um grupo de alunos ocupa o prédio da reitoria no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. O grupo também protesta contra a PEC 241 e critica o atual modelo de segurança adotado pela instituição, que segundo eles, é discriminatória.

O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, tem manifestado apoio à reivindicação dos estudantes e afirmou estar buscando dialogar diretamente com o movimento.

“Vamos continuar dialogando em todas as circunstâncias, até que possamos chegar a um bom termo ou, se necessário, tomar alguma atitude que para a superação do momento”, falou o reitor.

14795972_1105864119492199_1452490541_o

14808097_1105864116158866_1737301164_o

Fonte: G1

Fotos: G1  e Grande Picos

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

MAIS ACESSADAS