NOTÍCIA DESTAQUE

VERA MENDES | Secretaria de Educação desenvolve projeto que estimula alunos à leitura

Published

on

Aproximadamente 300 alunos da rede pública municipal de ensino de Vera Mendes participaram nesta quarta-feira (20) da culminância de um projeto pedagógico educacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação no Ginásio Municipal José de Andrade Maia.

Com o tema “Cultivando a Leitura na Escola”, o projeto tem por objetivo despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

FOTOS | Clique aqui e veja como foi a culminância!

“Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola. E a partir dessa constatação, realizamos o projeto para despertar o interesse do aluno pela leitura”, disse a professora Fernanda Campos da Silva, coordenadora do Ginásio e elaboradora do projeto.

Outros objetivos são acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem; exercitar a leitura na escola; desenvolver as habilidades linguísticas como falar, escutar, ler e escrever; e contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.

O projeto foi desenvolvido com alunos do Ginásio, que atende alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, e na culminância, foi aberto para visitação de alunos das Escolas Municipais Maria Vitória, José Antônio e professor João Vera. Dentre as criações, o cantinho da leitura, o baú da leitura, a curtina literária e varal da leitura. Centenas de livros, revistas e jornais foram colocados em exposição.

Artistas locais animaram a culminância do projeto. O cantor Gerson Silva, monitor de música do programa Mais Educação, foi uma das apresentações. Ao final da visitação, cada aluno ganhou um livro.

Elizângela Oliveira, secretária de Educação

A secretária municipal de Educação, Elizângela Oliveira, destacou a importância do projeto no processo educacional. “É necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano pode vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem”, disse. Para a gestora, a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Mais fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile