Caridade do Piauí

Viva o Semiárido é lançado em Caridade do Piauí e vai financiar projetos agrícolas. Veja!

Published

on

Foi realizado nesta sexta-feira (4), na cidade de Caridade do Piauí, o lançamento do Projeto Viva o Semiárido, uma ação do Governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção agrícola e, consequentemente, melhorar o padrão e a qualidade de vida da população rural dos municípios da região do semiárido piauiense.

O evento aconteceu na Unidade Escola Maria Juscelina de Albuquerqe e Silva, com a participação de mais de 100 pessoas. Dentre estes, o diretor geral da Adapi, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, que representou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, que executa o Projeto. Também estiveram presentes o prefeito José Lopes Filho, vereadores Leonardo Bento – presidente da Câmara, Maria da Silva (Bilú), Osvaldo Gomes (Valdim), Avilmar Leal e Miguel Sousa (Nalvinho), e líderes comunitários.

Após a cerimônia de abertura, o coordenador de Desenvolvimento Positivo, Batista Pontes, e outros técnicos representando a Emater e as Secretarias Estaduais de Educação e Cultura e de Trabalho e Empreendedorismo, apresentaram o Projeto nos quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos nos Territórios.

Técnicos apresentam projeto em Caridade do Piauí

Mais de 106 milhões de reais serão investidos no desenvolvimento de cadeias produtivas como a ovino caprinocultura, piscicultura, cajucultura, quintais produtivos, dentre outras. Os produtores, através de associações, cooperativas ou grupos formalizados, devem elaborar e apresentar projetos orçados em até 150 mil reais.

Batista Pontes, coordenador do PVSA

Segundo o coordenador Batista Pontes, os projetos serão criteriosamente analisados, inicialmente, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, depois pela Unidade Regional, para pré-análise, e em seguida, será encaminhado para o Conselho Gestor do Projeto Viva o Semiárido, em Teresina. O Projeto será có-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida). Para os agricultores, o crédito é a fundo perdido, ou seja, eles não terão que reembolsar o valor. O recurso investido será pago pelo Governo do Estado.

Toninho, integrante da equipe do governo Wellington Dias e hoje a mais influente liderança política do município de Caridade do Piauí, defendeu que o município estivesse entre os primeiros a receber o Projeto na região do Vale do Guaribas. Toninho enfatizou a importância do projeto para potencializar a agricultura familiar. “É um importante projeto que vem para fomentar e fortalecer os pequenos produtores, dando um incentivo financeiro, e, além disso, organizando os produtores familiares de forma que estes possam produzir com qualidade e terem condições de comercializar seus produtos. É uma ação bem ampla que, como bem diz o programa, o que o governo quer é que o homem do campo tenha condições de viver bem no semiárido”.

Toninho de Caridade representou a SDR no evento

Em entrevista, Toninho lamentou ocorridos anteriores no município onde o cunho político teria interferido e prejudicado a seleção de agricultores ou associações para pleitear projetos que já haviam sido disponibilizados para Caridade do Piauí. “Nossa visão é diferenciada. Não estamos aqui para tirar ou colocar alguém por questões políticas. Queremos que todos sejam assistidos de forma igualitária, fazendo justiça social”, disse, reafirmando seu compromisso de estar trabalhando para desenvolver o município. “Nós, mesmo como oposição ao governo municipal, queremos e temos buscado sempre o melhor para o município de Caridade, buscando benefícios que contemplem e melhorem a vida das pessoas, isso, sem olhar a cor e cara de quem será beneficiado. O nosso critério é a necessidade de cada um. Queremos que as políticas públicas cheguem a quem realmente precise”, finalizou.

Veja todas as fotos:

 

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile