GERAL

Acidentes com animais nas BR’s do Piauí diminuem após instalação de radar de velocidade

Published

on

A quantidade de acidentes com animais registrados nas rodovias federais que cortam o estado do Piauí diminuíram. Os dados são da Polícia Roviária Federal (PRF), que de acordo com o inspetor Almir Bílio, a queda no número de acidentes foi verificado após a aquisição de mais dois caminhões para a apreensão dos animais e da implantação dos novos radares automáticos.

No primeiro semestre de 2013, foram registrados 124 acidentes, com 17 pessoas feridas graves e 5 mortes; no mesmo período de 2014, notificou-se 107 acidentes com10 feridos graves e 6 mortes. Em 2015, também no primeiro semestre, foram catalogados 85 acidentes com 13 feridos graves ocasionando dois óbitos.

“Não foi só a aquisição dos dois caminhões que cooperou para diminuição do número de acidentes e de mortes. Ressalto que o número de infrações por excesso de velocidade foram absurdamente maiores por conta do emprego dos novos radares. Foi o esforço do recolhimento dos animais somado ao maior controle da velocidade”, frisou o inspetor Almir Bílio.

Inspetor da PRF, Almir Bílio.

Segundo dados da PRF, a quantidade e multas por excesso de velocidade em 2014 foram irrisórias, com o emprego dos novos radares automáticos saltou para 6.190 o número de multas apenas no primeiro semetre de 2015.

“A infração de velocidade também é reflexo nos acidentes por atropelamento de animais, quanto maior a velocidade menos tempo para reação e evitar a colisão  com o animal o motorista possui”, explicou o inspetor.

Em 2014, foram recolhidos 785 animais, nos seis primeiros meses do ano. Já em igual período de 2015, foram apreendidos 499 animais, “Tivemos um trabalho de recolhimento de animais muito mais forte no ano de 2014. Em 2015, apreendemos menos em animais em compensação multamos mais veículos por excesso de velocidade, após o emprego dos novos radares”, concluiu Almir Bílio.

 

Vooz

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile