GERAL

Agricultores de Massapê do Piauí são cadastrados no Garantia Safra

Published

on

Cerca de 1,8 mil agricultores familiares do município de Massapê do Piauí foram cadastrados no Garantia Safra. O programa funciona como um seguro para o homem do campo que, em caso de perda superior a 50% da produção, receberá um benefício no valor de R$ 850, em cinco parcelas.

O cadastramento, parte das ações de implementação para a safra 2014/2015, foi realizado no período de 03 a 05 de setembro. Visando facilitar o acesso aos agricultores, o Governo Municipal, em parceria com a Emater, montou uma equipe que percorreu os povoados de Caraíbas, Abóbora, Porteiras, Peixe e São Francisco.

O último dia de cadastramento foi realizado na sede do município. Para agilizar ainda mais o atendimento, dez pessoas foram designadas, o que não impediu que filas fossem formadas em frente a Prefeitura Municipal.


O prefeito Chico Carvalho (PP) informou que o número de cotas para o município foi mantida pelo Governo Federal, num total de 1.200. Na safra passada, todos os agricultores selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário registraram perdas de pelo menos 50% da produção e receberão do benefício.

Prefeito Chico Carvalho conversa com agricultores

“Há três anos as chuvas registradas no município tem sido insuficientes para a produção e as perdas tem sido consecutivas. É necessário, portanto, que o agricultor tenha garantido o seguro safra. Por isso, nós aderimos mais uma vez ao programa e pagamos regularmente a contrapartida do município, assegurando o benefício aos agricultores, por reconhecermos a importância do mesmo”, disse o prefeito.

Segundo informou o engenheiro agrônomo Francisco Lima Rodrigues, o Branco, da Emater, a informação é que a primeira parcela referente à safra anterior seja paga aos agricultores ainda neste mês de setembro. Com isso, o Garantia Safra vai injetar R$ 204 mil no município, durante cinco meses.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile