Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Secretaria de Agricultura realiza oficina sobre “Projeto Viva o Semiárido”

Published

on

A Secretaria de Agricultura de Campo Grande do Piauí, através do coordenador  e dos técnicos  das Unidades Regionais de Gestão do Projeto Viva o Semiárido -URGP,  realizaram nesta quarta-feira (28),   uma oficina  para representantes das associações rurais do município.

A previsão para Campo Grande é de ser beneficiado com  4 a 5 projetos, no entanto a Unidade Regional da qual Campo Grande faz parte, a Vale do Guaribas,  receberão cartas consultas de 8 associações das quais será feito uma seletiva dos projetos mais hábeis a participar do PVSA.

A Secretária de Agricultura de Campo Grande do Piauí Lucilene Luz falou da importância do PVSA para o município. “A economia de nossa cidade é em sua maioria gerada a partir do potencial agrícola que nessa época de seca tem sido bastante prejudicada um projeto de desenvolvimento e fortalecimento de nossas atividades agro-econômicas é de suma importância para não deixar abater que mais precisa, mais trabalha pelo cultivo e produção das potencialidade agrícolas do município”, disse.

A Secretária de agricultura agradeceu  ainda ao apoio da prefeitura, que sempre tem dado suporte a secretaria mantendo uma parceria que proporciona sempre resultados positivos para o município e principalmente para a população, agradeceu também aos palestrantes que vieram esclarecer todas as dúvidas dos representantes das associações presentes no evento.

Estiveram presentes representantes de associações das comunidades

Serra dos Camilos; Chapada Nova 1; KM 84; Santa Inês/ Cacimbinha; Carnaíba;  Baixa Branca/ Pau Ferrado; Assentamento Chapada da Aroeira; Serra do Cróa; Urupeu; Chapada do Pau Ferro.

Saiba mais sobre o Projeto Viva o Semiárido e veja fotos da oficina!

Segundo o Coordenador Regional do projeto PVSA José Manoel de oliveira a oficina tem como objetivo mostrar todos os passos sobre como fazer e receber o projeto “programa Trabalha com associações de pequenos produtores rurais, trabalhando o fortalecimento das organizações nas comunidades, hoje viemos mostrar para os agricultores o passo a passo de como fazer as cartas consultas, diagnósticos participativos das associações, documentação necessária pra receber o projeto” explicou o coordenador José Manoel.

O Técnico da URGP Cleber José Coutinho explicou sobre a função das Unidades Regionais que são as responsáveis de receber as Cartas consultas (um resumo prévio da intenção do Projeto) que dão viabilidade para aprovação e posteriormente autorização do projeto emitido por um parecer técnico favorável ou desfavorável mediante uma visita previa as comunidades inscritas onde será observada a capacidade gerencial do projeto, organização da comunidade, viabilidade técnica do projeto, e adimplência da organização. Dessa forma as comunidades com pareceres favoráveis receberão o apoio para desenvolver atividades rurais (recurso financeiro de até 150 mil, para trabalhares atividades geradoras de emprego e renda).

O técnico da Unidade de Gestão do Projeto na Capital Teresina Francisco de Assis Santos esclareceu que o recurso financeiro para custear cada projeto benefiado pelo PVSA tem uma contrapartida do governo do estado de 90% os outros 10% são responsabilidade das associações que podem ser justificado em prestação de serviço.

Os técnicos da EMATER Evandro e Domerval de Sousa Luz ministraram a palestra e explicaram que outros municípios já estão na fase de recebimento das cartas consultas estas são recolhidas pelo conselho municipal e encaminhadas as URGP.

      

 

Ascom

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile