GERAL

Estado do Piauí vai integrar o sistema nacional de inclusão digital

Published

on

O Ministério das Comunicações enviou ao Piauí um representante para apresentar o Sistema Nacional de Inclusão Digital. O projeto, em desenvolvimento, prevê a criação de uma grande rede integrando estados e municípios brasileiros, num grande ambiente de intercâmbio de informações.

“Todos estarão conectados através da internet. Uma comunidade quilombola do interior do Piauí, por exemplo, poderá se comunicar com outras em qualquer ponto do país. O conteúdo compartilhado é o mais diverso. A telemedicina é uma das possibilidades”, explicou Claiton Mello, diretor do Departamento de Articulação e Formação do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações.

O ingresso no sistema exige uma série de investimentos em estrutura física e equipamentos para estabelecer conexão com a rede mundial de computadores. Em audiência no Palácio de Karnak, na noite dessa quinta-feira (18), Mello apresentou ao governador Wellington Dias dados de investimentos realizados pelo Governo Federal nessa área.

Na última década, o Piauí ganhou 206 telecentros comunitários, parte deles precisa ser reativada. Dezoito municípios piauienses constam no plano piloto de cidades digitais. Para eles, há um orçamento de quase R$ 9 milhões em investimentos. Oeiras, Pedro II, Nossa Senhora dos Remédios e Luís Correia são algumas das cidades contempladas.

Entusiasmado com a ideia, o governador Wellington Dias sugeriu a inclusão dos centros de ensino técnico como produtores de conteúdo integrados à rede. Dias determinou a elaboração de um diagnóstico com todos os itens necessários para implantação das cidades digitais. “Com os municípios fazendo o dever de casa, nós vamos buscar meios de viabilizar todo o restante para termos essa ferramenta importante de inclusão digital em nosso estado”, complementa o governador.

 Governo do Estado

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile