Connect with us

GERAL

Focos de incêndios florestais no Piauí crescem 51% em 2015, aponta o INPE

Published

on

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), em 2015, o Piauí teve um aumento de 51% no número de focos de incêndios florestais em comparação com o ano anterior. O numero é maior do que a média nacional para o mesmo período, que ficou em 27%.

 

Segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (05), a seca prolongada, a fiscalização precária e a conjuntura econômica são fatores que contribuíram para que o número de focos de incêndios florestais chegasse a 235.629 em todo o Brasil.

No Piauí, o numero de focos passou de 9,7mil em 2014 para 14,7mil em 2015. O Estado foi o décimo colocado entre os que tiveram aumento nos registros de queimadas. A lista é liderada por Alagoas (211%), Espirito Santo (195%) e Sergipe (188%).

Se for levado em conta o número absoluto de focos de incêndio, o Piauí foi o sexto do país atrás somente do Pará (44,8mil), Mato Grosso (33mil), Maranhão (30,01mil), Tocantins (17,4mil) e Amazonas (5,1mil).

Na reportagem, o coordenador do núcleo de queimadas do INPE, Alberto Setzer, disse que a seca facilitou os incêndios provocados pelo homem para a pecuária e citou o aumento de focos em estados da região dos cerrados, como o Piauí.

“Nós só demostramos indignação quando as queimadas atingem a Amazônia. Mas elas também avançam pelo cerrado causando prejuízos ambientais na nova fronteira agrícola brasileira”, disse Setzer.

 

Fábio Lima com informações da Folha de São Paulo

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS