Connect with us

GERAL

Greve dos servidores do INSS entra no 2º mês e peritos também param

Published

on

A greve de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa dois meses nesta sexta-feira (4). No Piauí, a situação de quem precisa dos serviços prestados pela autarquia ficou ainda mais complicada porque o movimento grevista contou hoje com a adesão dos médicos peritos.

De acordo com o delegado José Ribamar, da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a categoria reivindica: reestruturação da carreira, adequação das condições de trabalho, redução da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas.

José Ribamar afirmou ainda que no estado há 58 médicos peritos e que o movimento grevista conta com a adesão de 80% da categoria.

“Estamos atendendo o percentual estabelecido por lei que é de 30%. Somente os casos mais graves estão sendo atendidos. Sinto muito pela população, mas isso é uma forma de reivindicar nossos direitos”, comentou.

No Piauí, o movimento grevista afeta 32 agências do órgão, sendo seis na capital e 26 nos municípios do interior do estado.

De acordo com Antônio Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), o movimento atinge 92% dos servidores do órgão no estado. Ele estima que para cada 500 serviços, apenas 30 estejam sendo atendidos.

“Estimamos que pelo menos 10 mil pessoas esteja sendo prejudicadas, mas não podemos fazer nada enquanto o governo não apresentar uma proposta decente para a categoria.  Há uma possibilidade desta greve encerra na próxima semana, entretanto, tudo vai depender da contraproposta feita e pelo governo”,  afirmou o presidente.

Os servidores do INSS cobram reposição de perdas salariais, incorporação de gratificações, implementação de carreira, política salarial, redução da jornada para 30 horas semanais e realização de concurso público. No Piauí, o sindicato diz que são necessários pelo menos 300 novos servidores para o órgão.

 

Fonte: G1

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS