Connect with us

GERAL

Idosa do Piauí que sumiu em romaria na Bahia reaparece depois de 5 dias

Published

on

A piauiense Maria José Pereira de Castro, 82 anos, que estava desaparecida desde o dia 25 de novembro, reapareceu e voltou para sua casa em Teresina por volta das 22h desse domingo (30). A idosa participava de uma excursão que tinha como destino a cidade de Salvador, na Bahia, quando se perdeu do grupo durante uma visita à Igreja do Bonfim. O desaparecimento de Maria José Pereira já tinha sido registrado na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) em Teresina e na capital baiana.

A volta inesperado de Maria José Pereira foi motivo de festa no bairro Monte Castelo, onde a idosa reside. Na manhã desta segunda-feira (1º), ela recebeu visitas de vários amigos que estavam aflitos com seu sumiço. Bastante humorada, a aposentada contou o que fez e por onde andou desde o dia em que saiu de Teresina com destino a Bahia.

Maria José recebe visitas de amigos que comemoraram o aparecimento dela em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)“Saímos daqui no dia 24 de novembro e chegamos em Salvador no dia seguinte. Fomos direto para igreja do Bonfim onde participaríamos de uma missa. Ao chegar lá fui fazer umas orações e aguardei o início da missa. Enquanto isso, algumas pessoas do grupo foram fazer fotos da igreja. Antes que a missa terminasse resolvi ir para o ponto onde o ônibus da excursão estava estacionado, mas tomei um susto porque não o vi. Voltei para a igreja em busca do pessoal e também não encontrei ninguém”, lembrou.

Maria José Pereira comentou que como sabia o roteiro da excursão, resolveu pegar um táxi em direção ao Mercado Modelo, segundo local que o grupo iria visitar. Contudo, ela lembra que ao chegar ao ponto turístico também não viu os amigos e decidiu pegar um ônibus para a rodoviária.

“Eu não pensei que estivesse desaparecida. No meu entendimento o pessoal da excursão não tinha me esperado e por isso eu continuei a viagem imaginando que iria encontrá-los mais na frente. Só que isso não aconteceu. Andei por várias ruas em Salvador, pedi ajuda para chegar à rodoviária. Um senhor me orientou de como chegar e ainda me deu R$ 20. Depois peguei um ônibus com destino à Basílica de Aparecida do Norte em São Paulo que seria o próximo local que iríamos visitar”, contou a idosa.

Enquanto, a aposentada fazia todo este percurso, a organizadora da excursão, Lucionea Sales de Araújo, acionou a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e a 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim) e permaneceu um dia em Salvador para ajudar nas buscas, já que testemunhas tinham relatado que Maria José tinha sido vista pela última vez na companhia de um homem desconhecido.

Idos conta oque fez durante o tempo que estava desaparecida (Foto: Gilcilene Araújo/G1) O grupo seguiu viagem no dia 26 de novembro, mas não encontrou Maria José ao chegar na Basílica de Aparecida do Norte em São Paulo. “Passei dois dias na cidade, fiz orações, participei da missa e também fui atrás do pessoal da excursão, mas não encontrei ninguém. Estive no local onde eles ficariam hospedados e nada. Até que o dono da pousada me ofereceu comida e disse que deveria ligar para minha família, só que não lembrava dos números e não os tinha anotado dentro da bolsa. Então, resolvi retornar para casa e depois de 48 horas de viagem voltei para meu lar”, relatou.

A filha de dona Maria José, Natalia Barbosa comentou que levou um susto ao escutar um táxi parando em frente à residência e minutos depois ouvir a mãe pedindo para ela abrir o portão.

“Foi um misto de felicidade e preocupação porque não sabíamos o que tinha acontecido e como ela conseguiu retornar para casa sozinha. Graças a Deus minha mãe está de volta. Já estava nos organizando para ir a Salvador nesta quarta-feira para ajudar nas buscas. Acredito que nada de grave aconteceu com minha mãe porque ela é uma mulher ativa, articulada, sabe ler e escrever e costuma viajar muito em excursões. Ela é uma idosa que faz uso apenas de medicamentos para controle da pressão arterial, mesmo assim acredito que  teve algum lapso na memória e por isso vamos levá-la a um médico nesta semana”, disse a filha.

 

Fonte: G1

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS