Connect with us

GERAL

Professores da Uespi paralisam as atividades

Published

on

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp) organiza para a próxima quarta-feira (11) uma paralisação de 24 horas. Será uma advertência ao governo do Estado para que as suas reivindicações sejam escutadas.

Segundo o presidente da Adcesp, Daniel Solon, o secretário de Administração do Estado enviou um ofício à Uespi proibindo a contratação de professores, a renovação dos contratos de professores substitutos, a realização de concursos e a renovação das bolsas de trabalho dos estudantes e de monitores.

“Sem professores muitas disciplinas deixarão de ser ofertadas, o número de vagas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá ser reduzido. Todos serão prejudicados. Sem as bolsas de trabalho dos estudantes, a administração da universidade vai parar, já que quase não temos servidores efetivos e os bolsistas fazem todo este trabalho”, explicou Daniel Solon.

A insegurança dentro do Campus em Teresina e a falta de verbas também foram citadas nas reivindicações. “O orçamento de 2016 que está tramitando na Assembleia Legislativa é o mesmo do ano passado. Precisamos de um aumento real nas verbas para a manutenção da Uespi que funciona em todo Estado”, argumentou.

De acordo com Daniel Solon, a Assembleia Legislativa teve um aumento de R$ 20 milhões no seu orçamento para 2016. “São R$ 100 milhões a mais que a Uespi. Como se justifica isso? Como a Alepi pode ter aumento no orçamento e a Uespi não?”, questionou.

Outro ponto abordado é o Plano de Cargos e Salários dos professores da instituição. “O Governo não faz a mudança de nível, nem de classe, nem de regime de trabalho, como preconiza o nosso Plano de Carreira. Isso precisa mudar! Vamos lutar por todas estas reivindicações incluindo o reajuste salarial”, concluiu o presidente da Adcesp.

A paralisação de advertência será seguida de reuniões que deverão avaliar a situação e decidir se a Uespi entrará em greve e quando acontecerá.

 

Fonte: Portal AZ

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS