Connect with us

GERAL

Quase 500 contribuintes com atraso no IPVA já aderiram ao Refis no Piauí

Published

on

Quem possui veiculo, seja carro, moto, caminhão ou ônibus, sabe muito bem a importância de estar em dia com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o popular IPVA. É com esse tributo quitado que os carros são licenciados para trafegar pelas ruas e estradas do país. Para quem não está nessa condição, desde o dia 25 de maio está aberto o prazo de adesão ao Refis 2015. Em apenas uma semana, 498 contribuintes procuraram a Secretaria da Fazenda para se regularizar. O total negociado chega a R$ 470 mil, sendo que R$ 360 mil já foram pagos.

O programa de anistia de dívidas vai até o dia 30 de junho e, além do IPVA, abrange ainda débitos com ICMS e ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

A adesão ao Refis 2015 é fácil e rápida. Basta o contribuinte que possui débitos gerados até o dia 31 de dezembro de 2014, procurar uma agência da Sefaz. Quem aderir ao Refis de IPVA, por exemplo, terá a oportunidade de parcelar o débito em até 12 meses. Haverá redução de multas e juros em 100% para quem pagar à vista até o dia 30 de junho; 80% se parcelado em até seis vezes e 60% se parcelado em até 12 vezes. Existe previsão de parcela mínima no valor de 20 UFR-PI.

De acordo com o superintendente da Receita da Sefaz, Antonio Luiz, a redução das multas a que se refere o programa não é relativa a trânsito, e sim ao fato de estarem com o imposto atrasado.

“Recebemos algumas ligações de contribuintes perguntando se as multas de trânsito podem ser anistiadas. Nesse caso do Refis, não se trata de multas de trânsito e sim por atraso de pagamento, a chamada multa moratória”, explica.

Esse ano, pela primeira vez, quem não aderir ao Refis e permanecer com os débitos, terá o nome incluso no cadastro de inadimplentes, o chamado Serasa. “É uma oportunidade única para o contribuinte se regularizar junto ao fisco estadual e evitar que seu nome seja incluído no SERASA. Além de ser uma medida necessária para o Estado incrementar a sua receita”, afirma o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.

120 meses

O Refis 2015 oferece anistia com parcelamento longo, de 120 meses, ou seja, 10 anos para quitarem dívidas com o ICMS. No caso do ITCMD, esse mesma regra vale até o dia 31 de julho.

 

O Olho

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS