GERAL

Rio Itaim é ameaçado de desaparecimento

Published

on

Há vários dias, a população de Itainópolis reclama dos graves problemas de agressão ao rio Itaim com a retirada exagerada de área de suas margens. Segundo Antonio Eusébio, professor de Geografia e Mestre em Gestão Ambiental, o caso é grave, pois agora a retirada de areia não está acontecendo apenas nas margens, como também dentro do próprio leito.

Na noite de sexta-feira, dia 06 de fevereiro, por volta de 23:00 h, esses acontecimentos puderam ser flagrados de perto. Além de quatro caçambas para o transporte de areia, havia no local uma retro-escavadeira e uma enchedeira.

Uma equipe de cidadãos itainopolenses preocupada com o caso acompanhou todo o processo de extração de areia no leito do rio Itaim, produzindo imagens das 23:00 h do dia 06 até as 4:20h da madrugada do dia 07 deste mês.

 

“O que se torna mais grave é que não encontramos nenhuma autoridade pública municipal que nos desse apoio, seja do executivo, legislativo ou judiciário. Acreditamos na possibilidade de haver acordos dentro do município, pois não justifica uma empresa de outra região dispor de toda estratégia de entrada no município naquele horário fazendo aquele trajeto. Conforme imagens colhidas, os veículos têm placas do estado de Pernambuco, da cidade de São José do Egito. As leis ambientais do Brasil são muito claras, por isso devemos unir e mobilizar toda a sociedade para salvar o que resta desse patrimônio, que é nosso. Os problemas graves que estamos acompanhando nas várias regiões do Brasil são frutos dessas práticas, por isso vamos à luta em defesa do rio Itaim, afirma Antônio Eusébio.

O vídeo da extração feita durante a madrugada pode ser visto no endereço:

Fonte: Antônio Eusébio de Sousa
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile