Connect with us

GERAL

Sesapi inicia distribuição de 15 mil testes rápidos para detectar a dengue

Published

on

Após cinco meses sem testes rápidos para detectar a dengue, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) inicia nesta semana a distribuição de 15 mil exames nos hospitais do estado e o treinamento de profissionais das unidades. Segundo o secretário Franscisco Costa, a partir de quinta-feira (3) os kits estarão disponíveis na rede pública de Teresina e nas demais cidades.

“Vamos capacitar as equipes para a realização dos exames até o dia 17 de março. A prioridade são os hospitais regionais e as cidades com maiores taxas de incidência da doença, tendo os dados epidemiológicos como parâmetro”, explicou.

A falta dos kits de teste rápido foi denunciada pelo G1 no dia 24 de fevereiro. Na época, o diretor de Vigilância da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que os exames estavam em falta desde outubro de 2015 no estado. Com a situação, os pacientes que chegam ao hospital com a suspeita destas doenças eram obrigados a fazer o exame sorológico comum, o qual leva alguns dias para disponibilizar o resultado.

Agora com a aquisição de novos testes, o secretário de Saúde espera ter um resultado da doença em tempo hábil e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite várias doenças.

“Esse teste rápido para dengue nos dá o diagnóstico em 6 horas, enquanto o normal leva até três dias. Mas vale lembrar que é uma triagem, por isso precisa ter um exame comprobatório que será feito pelo Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí], através de teste de Elisa ou molecular”, explicou Francisco Costa.

Treinamento
Para manusear os kits, a Secretaria fará treinamento de profissionais em serviços de saúde para teste rápido no diagnóstico de dengue, no período de 1º a 17 de março.

No curso, com carga horária de 16 horas, os alunos treinarão o diagnóstico sorológico das doenças, farão cadastro no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coleta de amostras sorológicas, realização de testes e diagnóstico das doenças.

 

G1

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

MAIS ACESSADAS