Connect with us

Jaicós

Ações preventivas e educativas marcam ‘Dia Mundial de Combate a Aids’ em Jaicós

Published

on

Todos os anos, cerca de 3 milhões de pessoas morrem vítimas da AIDS no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Para lembrar o Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde de Jaicós organizou na manhã desta segunda-feira (1º) na Escola Municipal Francisco Crisanto no bairro Serranópolis, várias atividades voltadas para população das zonas rural e urbana abordando educação, alerta e prevenção.

Na escola a secretaria de Saúde montou cinco salas de atendimento para a população, realizando orientações sobre prevenção, exames rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C.

Além de falar sobre a importância da campanha o secretário de Saúde, Dr. Crisanto Neto relatou que a mobilização da comunidade deu-se através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e das nove equipes do PSF “Mobilizamos a comunidade e ela se fez presente aqui. É uma prestação de serviço muito importante que a secretaria está disponibilizando para o nosso povo, principalmente para a juventude que é o grupo de risco destas doenças sexualmente transmissíveis.

“Estamos nos empenhando em realizar a maior cobertura aos nossos cidadãos, além de oferecer atendimento adequado e especializado como o que estamos realizando hoje. Todas as pessoas que procurarem os nossos serviços serão atendidas de forma discreta, rápida, passando por aconselhamento social, acesso a exames e após essa esta etapa receberão ainda orientações sobre tratamento e prevenção.”, afirmou Crisanto.

O coordenador da Atenção Básica de Saúde do município de Jaicós, Dr. Nero Francisco informou que uma equipe com mais de trinta profissionais foi mobilizada “Além dos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, várias palestras, orientações e acolhimento estão sendo realizadas por mais de trinta profissionais, e o resultado dos testes rápidos sai em dez minutos com o laudo assinado e carimbado pelo profissional executor”.


F
onte: Ascom/SaibaMais

 

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS