Jaicós

Padre Manoel Moura celebra a Missa da Saúde e se despede da Paróquia de Jaicós

Published

on

O padre Manoel Antônio de Moura, vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, presidiu na noite desta quarta-feira, 30, na Igreja Matriz de Jaicós, a Missa da Saúde. A celebração marcou a despedida do sacerdote da Paróquia.

Conforme decisão do bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José, o padre Manoel Moura deixa a Paróquia de Jaicós para assumir, no dia 16 de janeiro, a função de vigário na a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipiranga do Piauí.

O padre Manoel exerceu a função de vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, desde o dia 02 de março de 2014. Durante esse período, o sacerdote realizou um grande trabalho como evangelizador. Uma de suas principais iniciativas foi a criação da Missa da Saúde, celebrada semanalmente às quartas-feiras.

A primeira Missa da Saúde aconteceu no dia 29 de abril deste ano. Desde então, o número de participantes era crescente a cada celebração, inclusive, de pessoas que estavam distantes da Igreja. Ao final de cada celebração, as pessoas que participavam da Missa pela primeira vez eram convidadas a subir ao altar. A Missa promoveu uma grande mobilização na Paróquia, reavivando muitas pessoas na fé.

O padre Manoel Moura foi, também, um dos grandes incentivadores da realização do Encontro de Casais com Cristo, ocorrido no mês de novembro, na cidade de Jaicós. O trabalho realizado por ele na Paróquia ganhou destaque e reconhecimento, levando, inclusive, à conquista do Título de Cidadania Jaicoense, Projeto de Resolução de autoria da vereadora Olisabel Silveira e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Missa da Saúde atrai centenas de católicos em Jaicós
Câmara de Jaicós vai homenagear padre com Título de Cidadania

Ontem, na homilia, as palavras do sacerdote foram de agradecimento. Em vários momentos o padre foi calorosamente aplaudido pelo grande número de católicos que lotavam a Igreja. Emocionado, ele afirmou que a Missa da Saúde fez um bem muito grande, inclusive ao próprio padre. “A Missa da Saúde promoveu uma alegria muito grande na vida de tantas pessoas dessa Paróquia e até de outras regiões e Paróquias, que vieram participar conosco. Mas não imaginava que a Missa da Saúde pudesse gerar um bem tão grande dentro de mim mesmo. Não tinha a certeza de quantos frutos essa Missa ia gerar no coração e na vida de uma comunidade, mas hoje, posso perceber o quanto tem sido importante para uma Paróquia que começa a acordar para acolher a palavra de Deus, para acolher Jesus Eucarístico”, disse.

Segundo ele, são vários os testemunhos de pessoas reergueram a sua vida, a sua espiritualidade participando da Missa da Saúde. “Essa Eucaristia, que leva o nome de Missa da Saúde, proporcionou alegria e paz a tantas e tantas pessoas, curou a alma, o corpo físico, a vida espiritual, curou tantas feridas, tudo através do evangelho de Jesus. […] Os frutos que foram gerados nesta Missa vão servir para o bem espiritual de muitas pessoas nesta Paróquia”.

Sobre a ideia da criação da Missa da Saúde, o padre Manoel explicou que teve a inspiração a partir da palavra de Deus, das orações, e ao ver a necessidade de que o povo participasse mais da vida da Igreja, das celebrações. Ele afirmou ter se preparado durante quatro meses, rezando, estudando e se preparando para celebrar a primeira Missa da Saúde, no dia 29 de abril.

“Quero agradecer a todos que participaram e fizeram acontecer essa celebração. A todos que se colocaram à disposição de Deus, que aceitaram o chamado de Deus. Nós somos pequenos, mas o nosso Deus é grandioso e deve morar no coração de cada um de nós. Que continuemos firmes na fé. O padre Antônio vai continuar celebrando a Missa da Saúde. Não será uma fotocópia da minha pessoa, mas, ele também, com seu jeito, a sua forma e a inspiração do Espírito Santo, que vai animar a vida do povo na Missa da Saúde”, disse o sacerdote.

Ao final da celebração, o padre Manoel foi homenageado e recebeu presentes. Sua personalidade como pessoa, sacerdote e evangelizador foi bastante enaltecida. “Nosso querido e sábio padre Manoel, vá com a tranquilidade e a consciência de que o senhor cumpriu o seu dever para com os jaicoenses. […] Agradecemos a Deus pelo privilégio dessa convivência abençoada como vigário da nossa Paróquia”, disse a mensagem do Grupo de Casais e Pastoral da Catequese.

Veja fotos da Missa:

     

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile