Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Saúde entrega cadeiras motorizadas a irmãos portadores de necessidades especiais

Published

on

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (13) a entrega de cadeiras de rodas motorizadas. Os equipamentos foram adquiridos junto ao Centro Integrado de Reabilitação – CEIR.

Os contemplados foram os portadores de necessidades especiais, José Rejanildo Coelho Rodrigues e Maria de Fátima Coelho Rodrigues, de 37 e 32 anos, respectivamente. Eles são irmãos e sofrem de distrofia muscular. Rejanildo perdeu os movimentos desde os 16 anos de idade e sua irmã, aos 10.

A secretária de Saúde Verônica Cavalcante entrega cadeiras de rodas

A secretária de Saúde, Verônica Cavalcante, comemorou a conquista. “Eu me sinto profundamente feliz ter a oportunidade de entregar a Fátima e Rejanildo as primeiras cadeiras motorizadas que a Secretaria de Saúde recebe em parceria com o CEIR. É um equipamento moderno, mais confortável, que facilitará o deslocamento, dando maior autonomia e independência. É muito gratificante poder contribuir com a melhoria de vida deles. Sei das dificuldades que essa família enfrenta. Me sinto recompensada e peço a Deus que possamos ter a oportunidade de também presentear outros portadores de necessidades especiais do nosso município”, disse.

Verônica explicou que foi realizado um longo processo. “A Secretaria de Saúde fez todo o processo, desde o requerimento e preparação da documentação.  O  CEIR faz a perícia prévia para avaliar se o paciente tem a patologia. Em seguida, enviamos o paciente para o CEIR, em Teresina, para tirar as medidas personalizadas para a fabricação da cadeira”, concluiu.

Fisioterapeuta Marilândia Farias, coordenadora do NASF, com a beneficiária Fátima

De acordo com a fisioterapeuta Marilândia Farias, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para solicitar a cadeira de rodas são necessários documentos pessoais e um atestado comprovando a necessidade da cadeira de rodas ou meios órteses emitidos por um médico ou fisioterapeuta, discriminando o CID. E para a cadeira de rodas motorizada, além dos documentos mencionados, um relatório de visita domiciliar e do quadro clínico do paciente. “Graças a esse trabalho nós conseguimos as cadeiras”, disse.

A dona de casa Maria José comemora a autonomia dos filhos

A mãe dos beneficiados, Maria José Coelho Rodrigues, agradeceu aos gestores do município e se disse muito feliz por terem se empenhado em promover melhores condições de vida para seus filhos. “Estou muito e feliz e grata. Não tenho palavras para expressar tamanha felicidade. Essas cadeiras representam muito para meus filhos e para mim também. Eles vão poder se locomover sozinhos, sem que eu esteja carregando o tempo todo, como acontecia”, disse.

As cadeiras motorizadas são exclusivas para pacientes que perderam a força muscular dos membros superiores e inferiores. Desde o início do projeto, apenas 16 cadeiras foram entregues em todo o Piauí

Estiveram presentes na entrega a prefeita em exercício, Luiza Cecília, o prefeito licenciado, Chico Carvalho, a secretária de Saúde, Verônica Cavalcante, a fisioterapeuta Marilândia Farias, a enfermeira Mariane Farias, a secretária de Obras, Rosolândia Farias, e o agente comunitário de saúde, José Mário.

Veja mais fotos da entrega:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile