Massapê do Piauí

Programa atende 78 idosos de Massapê do Piauí com consultas e cirurgias de catarata

Published

on

Teve início no último dia 04 de dezembro e segue até a próxima quinta-feira (10), no campus da Universidade Estadual do Piauí, em Picos, o mutirão do Programa ‘Olhar Bem’, uma ação itinerante de oftalmologia que deve realizar 6 mil consultas e 1.800 cirurgias de catarata, contemplando a 42 municípios do Piauí.

O Programa Olhar Bem visa ampliar o acesso ao tratamento de uma das maiores causas de cegueira reversível, que é catarata. Na ação estão envolvidos em torno de 150 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e equipe de apoio.

Dentre os municípios beneficiados, está Massapê do Piauí, que aderiu ao programa garantindo atendimento a 78 pessoas com idade superior a 60 anos. A cada dia, 13 pessoas são consultadas. Sendo detectada catarata, a cirurgia é agendada já para o dia seguinte. Após o procedimento cirúrgico, eles vão para o pós-operatório, onde recebem um kit com óculos de proteção e um colírio. No terceiro dia, os pacientes passam por uma nova consulta pós-operatória. Passados 30 dias da cirurgia, os pacientes serão novamente avaliados.

Tudo é realizado de forma gratuita, a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde do município de Massapê do Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde. Além de aderir a ação, o município disponibiliza transporte e alimentação para os pacientes. Uma grande mobilização está sendo feita para garantir o atendimento aos idosos do município, que diariamente são acompanhados por enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam no município.

Nesta segunda-feira, 7, a prefeita em exercício, Luíza Cecília, o prefeito licenciado, Chico Carvalho, o vereador Aldeni Gilson e o chefe municipal de Transportes, Sidney Lima, também acompanharam os pacientes do município de Massapê. O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, também fez uma visita ao campus da Uespi.

    

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile