Padre Marcos

Novos conselheiros tutelares de Padre Marcos tomam posse

Published

on

Os conselheiros tutelares que haviam sido escolhidos pela população de Padre Marcos por meio de uma eleição realizada pelo CMDCA em outubro do ano passado, tomaram posse na manhã deste domingo, 10, em uma cerimônia realizada Câmara Municipal.

Os conselheiros eleitos titulares – Ocimária Maria de Carvalho, Marielle Pereira de Matos, Renom Luiz de Macedo, Clébson Elisson de Araújo e Maria da Cruz Dias Silva – foram empossados para um mandato de quatro anos, cuja missão maior é zelar para que crianças e adolescentes não tenham seus direitos violados.

Na ocasião, também foram diplomados os eleitos suplentes.

Conselheiros empossados em Padre Marcos

O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua de forma contínua e tem a função específica de atender quaisquer casos de violação dos direitos de menores, atribuições previstas no ECA.

Na solenidade de posse, o secretário de Assistência Social, Anátalio Silva, agradeceu aos presentes, e falou sobre a importância do Conselho Tutelar. “O trabalho dos conselheiros tutelares é de extrema importância para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Eles trabalham arduamente para ajudar aqueles que estão em situações de risco e em condições sociais precárias. Por isso, a nossa meta é ampliar a parceria da Assistência Social com o Conselho Tutelar para fortalecer esse trabalho”, disse.

O vereador Juvanir Macedo, representando o prefeito Netinho Araújo, parabenizou aos novos conselheiros tutelares e garantiu que o órgão terá total apoio do Executivo para que funcione de forma plena. “Os conselheiros tutelares desenvolvem um papel muito importante, principalmente, porque zelam por nossas crianças e adolescentes. O Poder Executivo estará sempre de portas abertas para atender os conselheiros e oferecer o apoio que precisarem”, disse.

O vice-presidente do CMDCA, Iranildo Carvalho, também destacou a importância do Conselho Tutelar na rede integrada de proteção aos direitos da criança e do adolescente. “Esse trabalho é de suma importância e é  preciso muito compromisso, por que quando se mexe com a criança, com o adolescente, mexe com a família em si, e é preciso muita responsabilidade e credibilidade”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, Marielle Matos, uma das conselheiras empossadas, destacou que o objetivo maior é prestar um atendimento de qualidade para as crianças e adolescentes que precisarem de auxílio. “Sabemos que não será fácil, mas procuraremos seguir com sabedoria, com irmandade, união e parceria, e embasados pelo ECA e a Constituição, para melhor atendermos nossas crianças  e adolescentes, como também, para não decepcionar a população que depositou em nós a confiança  de cuidar  e preservar pelos direitos de seus filhos”, disse.

Participaram também da solenidade de posse, o vice- prefeito Valdinar Silva, os vereadores Bonifácio Dias e Assis Macedo, a assistente social Alexsandra Modesto, e a ex-presidente do CMDCA, Flávia Carvalho, os conselheiros e seus familiares.

Veja mais fotos da solenidade de posse:

 

        


MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile