Padre Marcos

PADRE MARCOS | IX Conferência discute, avalia e propõe melhorias no âmbito da Assistência Social

Published

on

No intuito de avaliar e construir políticas públicas de assistencialismo eficiente e de qualidade, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda feira (24) a IX Conferência de Assistência Social.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu a equipe gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social e representante de diversos segmentos da sociedade civil.  O objetivo, ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores de serviço e os gestores do Sistêmico Único de Assistência Social-SUAS, para avaliar a situação  da assistência social no município e propôr novas diretrizes às políticas públicas do SUAS, visando a construção  de uma assistência que atenda a todos.

O tema para nortear os debates e deliberações foi “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, em face ao amadurecimento das atuais políticas  e ao reconhecimento dos avanços atingidos e, vislumbrando o futuro. Os debates foram baseados nas questões sociais e seus impactos na proteção social, tratando de temas como o acesso a serviços, programas e projetos sócio assistenciais, sendo preciso apontar novos rumos.

Na cerimônia de abertura, o secretário municipal de Assistência Social, Anatálio Antônio da Silva, destacou a importância da participação da sociedade. “Estamos aqui reunidos para fazermos uma avaliação com relação as ações da Assistência Social existentes no nosso município. Quero pedir a cada um  de vocês que participem, para que possamos traçar  metas, inovar, buscar ações que tragam melhorias para o assistencialismos aos mais carentes. Sabemos  a importância dessa Conferência e  é preciso darmos nossa parcela de contribuição, afinal, a responsabilidade não é somente do gestores, toda a sociedade é responsável pelo desenvolvimento de um município. Então, o momento é esse, em  que cada um de nós podemos estar avaliando ações existentes e buscando outras, priorizando as nossas necessidades”, disse.

A presidente do Conselho de Assistência Social, Alexsandra de Sousa Modesto, falou sobre a Conferência. “É com muita honra que começamos esta Conferência  para buscarmos direcionamentos para a política de assistência social, sobretudo, ao sistema de proteção social. E é com esse sentimento, da  proposta de reavaliar o SUAS,  que assumimos o compromisso de levar assistencialismo de qualidade  a quem dele precisar. Desejo um bom trabalho a todos e que possamos exercer a nossa cidadania participando diretamente da construção de  prioridades para o nosso município”, disse, declarando aberta a Conferência.

A programação foi composta de palestra ministrada pelo conferencista Tancredo Paiva, exposição avaliatória da política de Assistência Social, discussão e debate, trabalhos em grupos à cerca dos temas: o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios;  o pacto federativo e a consolidação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social; e, o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. Além da apresentação do grupo de idosos do Serviço e Convivência do  Fortalecimento de Vínculos- SCFV.

Foi realizada ainda a eleição dos quatro delegados que representarão o município de Padre Marcos na etapa estadual da Conferência,  sendo dois representando o poder público, Alexsandra Modesto e Elcivane Araújo, e dois representando a sociedade civil, Walkirio Kell e Janilda Silva, além da plenária final com as deliberações das prioridades definidas que, após aprovadas, serão relatadas e sugeridas na Conferência Estadual de Assistência Social.

Dentre propostas aprovadas, a revisão o critério populacional que permita a implantação do CREAS em municípios de pequeno porte, com população a partir de 6 mil habitantes; a implantação  de equipe volante  do CRAS, que atenda a zona rural do município; e a ampliação de  recursos do PAIF.

Participaram do evento o vice- prefeito  Valdinar Silva, o presidente da Câmara, Roberval Conrado Lima, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Alexsandra de Modesto, secretário municipal de Assistência Social, Anatálio Antônio da Silva, a secretária municipal de Saúde, Josélia Maurícia de Macedo Carvalho, os  vereadores Williams Macedo e Assis Macedo,  a técnica  de Referência  da Assistência Social e Assistente Social, Elcivane Araújo, o conferencista Tacredo Paiva, representante dos  profissionais do Sistema Único de Assistência Social, Ravena Rayane Macedo Leal, representante dos monitores do SCFV, Flávia Carvalho, Conselheiros Tutelares e membros da Associação de  Mulheres do Município.

Mais fotos:

             

 

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile