Paulistana

Complexo Eólico Ventos de São Vicente que abrange a região de Paulistana terá investimentos de R$ 3,3 bilhões

Published

on

Será construindo um grande Parque Eólico em Paulistana, nesta quarta feira, 21, os representantes da casa dos ventos e autoridades do município se reunirão em audiência pública, com o objetivo de  apresentar o empreendimento,  tratando dos projetos e grandes investimentos que serão aplicados nessa região.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Paulistana, que fica a 461 quilômetros de Teresina. A reunião foi realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).

O Complexo Eólico Ventos de São Vicente é um empreendimento da Votorantim Energia, que tem investimento de R$ 3,3 bilhões e previsão de início das obras para o segundo semestre 2016. O complexo será composto por 18 Parques Eólico, com potencial de produção de 535,1 Megawatt (MW). Serão 249 aerogeradores, em uma área de 4.940,15 hectares, situada nas localidades Serra do Inácio e Ramada no município de Curral Novo do Piauí, Vila do Mel e Serrinha no município de Betânia do Piauí e em Paulistana.

Luiz Coelho, secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, enfatizou a importância do projeto para tornar o Piauí como o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil. O Estado se desponta como o principal expoente energético do país. “O Piauí já produz mais energia limpa do que consome. Aqui em Paulistana trará muitos benefícios, gerar renda e acabar com essa de a população depender de prefeitura, serão milhares de empregos  e quero pedir aos nossos jovens que se atentem para isso, juntamente com institutos de educação para que se profissionalizem nessas áreas,  visando esse nova oportunidade que está a nossa frente.” afirmou.

O deputado Rubem Martins também esteve presente na audiência e também destacou a importância da construção do Completo Eólico. Em seu pronunciamento, o parlamentar lamentou a perda dos tributos o fato de o Piauí e os municípios produtores não participarem dos benefícios da arrecadação dos tributos, tendo em vista que o ICMS é cobrado apenas nas regiões consumidoras da energia.

A deputada Lizie Coelho, frisou sobre o impacto ambiental que esse  parque eólico vai causar, solicitando obras sociais das empresas, que além de gerar empregos criem projetos sociais para Paulistana. “Hoje  população de paulistana já espera a chegada das empresas, que venham realmente a trazer mais um meio de melhorar a vida da população, e sabemos que realmente vão trazer uma melhoria e gerar renda, pois sabemos que o Piauí está se consolidando no cenário nacional e internacional como grande produtor de energias renováveis.

 



MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile